Ginásio Clube de Santo Tirso inaugurou balneários para pessoas com mobilidade reduzida

05 Julho 2021

OBRA COMPARTICIPADA PELA CÂMARA MUNICIPAL

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, inaugurou, no sábado passado, os novos balneários do Ginásio Clube de Santo Tirso, destinados a pessoas com mobilidade reduzida. Na mesma manhã, foi também inaugurada a cobertura dos courts de ténis e duas esculturas junto à entrada do pavilhão.

Na cerimónia, Alberto Costa congratulou o Ginásio Clube de Santo Tirso “pelo trabalho que tem desenvolvido ao nível do desporto e da formação cívica e pessoal dos jovens”, destacando o facto de estar “na vanguarda da preocupação de não deixar para trás as pessoas portadoras de deficiência”.

Os novos balneários foram financiados em 15 mil euros pela Câmara Municipal de Santo Tirso, beneficiando também do apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

“Em Santo Tirso não é só o futebol que conta, contam todos os clubes e modalidades”, sublinhou Alberto Costa, recordando que, “desde 2013, a Câmara Municipal já investiu cinco milhões de euros em contratos-programa de desenvolvimento desportivo e cerca de 4,5 milhões em instalações desportivas”.

Segundo o autarca, “a aposta no Desporto tem sido clara” e passa, também, por outro tipo de apoios. No caso concreto do Ginásio Clube de Santo Tirso, Alberto Costa lembrou a cedência gratuita de instalações desportivas municipais, bem como a aquisição de equipamentos e material desportivo”.

“Temos uma estratégia bem definida, com ações concretas e concatenadas no tempo, estamos a cumprir aquilo a que nos propusemos e, dessa forma, a honrar os compromissos assumidos com a população”, acrescentou.

Na mesma manhã, foi também inaugurada a cobertura dos courts de ténis do Ginásio Clube de Santo Tirso e, ainda, duas esculturas da autoria de Zulmiro de Carvalho – alusiva a todos aqueles que têm apoiado o clube – e de Avelino Leite – que assinala os 60 anos de atividade desportiva.

A propósito das duas obras escultóricas, Alberto Costa defendeu que “o desporto e a cultura podem e devem andar de mãos dadas” e, por isso, deu “os parabéns aos autores destas magníficas peças e ao Ginásio Clube de Santo Tirso pelo exemplo”.

Na sua intervenção, após as quatro inaugurações, o presidente do Ginásio Clube de Santo Tirso, Fernando Jorge Vale, manifestou o “orgulho, reconhecimento e agradecimento por parte da Direção a todos aqueles que ajudaram” a concretizar estes projetos.

Sublinhando que as inaugurações se enquadram nas comemorações do 60º aniversário do clube, Fernando Jorge Vale lembrou os “vários atletas do Ginásio Clube de Santo Tirso chamados às seleções nacionais de andebol, ténis, trampolim e voleibol”.

Além do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, as inaugurações contaram com a presença do diretor regional do norte do IPDJ, Vítor Dias, do presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães, Jorge Gomes, e do escultor Zulmiro de Carvalho.