Futura rua junto à Fábrica de Santo Thyrso vai ter o nome de Salgueiro Maia

25 Abril 2023

O ANÚNCIO FOI FEITO PELO PRESIDENTE DA CÂMARA NA SESSÃO SOLENE

COMEMORATIVA DO 49º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso anunciou hoje a decisão de atribuir o nome Rua Capitão Salgueiro Maia a uma nova ligação que vai nascer junto à Fábrica de Santo Thyrso. Alberto Costa falava na Sessão Solene Comemorativa do 49º Aniversário do 25 de Abril, que decorreu nos Paços do Concelho.

“Há um ano, neste mesmo local, prestei uma homenagem e um reconhecimento público a Salgueiro Maia, o homem do tanque da Liberdade”, começou por dizer o presidente da Câmara. “Na altura, no ano em que se assinalava três décadas sobre a morte do Capitão de Abril, deixei claro que o fazia porque considerava que o legado de Salgueiro Maia não era património apenas de alguns, mas de todos”, recordou.

“E, naturalmente, deveria também ser património simbólico de Santo Tirso, que não quer para si mais do que perpetuar o exemplo e os valores daquele que recusou a glória, o poder e o estrelato”, continuou Alberto Costa, sublinhando a “profunda emoção” com que fez questão de anunciar hoje, um ano depois, a atribuição do nome do Capitão Salgueiro Maia a uma nova ligação que irá, em breve, nascer, paralela à Rua da Indústria, junto ao complexo da Fábrica de Santo Thyrso.

“Neste dia em que emergimos da noite e do silêncio, quero, no jovem oficial do Exército Salgueiro Maia, saudar também todos os Capitães de Abril, que serão sempre merecedores nossa renovada gratidão”, disse.

Alberto Costa considerou, também, que “celebrar o 25 de Abril é ainda, para além de honrar a memória dos que nunca desistiram de devolver a esperança a Portugal, o momento para afirmar aquilo que coletivamente conseguimos realizar em quase meio século”.

Em jeito de balanço e apelo à reflexão sobre o passado, presente e, acima de tudo, futuro, o autarca recorreu ao exemplo de uma menina que nasça em abril de 2023, para enumerar um conjunto de direitos humanos de que não gozaria se tivesse vindo ao mundo antes da Revolução.

“Ao contrário do Portugal orgulhosamente só, anterior a 1974, uma menina que nasça em abril de 2023 não terá que se confrontar com um regime que a impede de viajar para fora do País, que a proíbe de exercer qualquer cargo político, ou que a sujeita à vontade do chefe de família”, sublinhou Alberto Costa.

A menina que nascer em abril de 2023 – continuou – “vai poder ser diplomata, juíza ou política, vai poder escolher o papel social que quiser e vai ter pela frente uma esperança média de vida de 83 anos”.

Entre inúmeras outras conquistas de abril referidas ao longo do seu discurso, o autarca de Santo Tirso destacou, ainda, que “quem nascer em 2023 terá direito a um salário mínimo, a proteção no desemprego, a subsídio parental, a apoios sociais ou a pensão de reforma”, bem como ao “direito a expressar-se livremente, a manifestar-se ou a professar qualquer tipo de fé”, além de poder “participar na vida cívica e escolher com o seu voto, os que, em seu nome, governam o País ou o Município”.

Alberto Costa sublinhou, ainda, que “celebrar o 25 de Abril tem que ver com o futuro, com as gerações vindouras”, pois é, também, “um momento de passagem de testemunho para os que – mais novos – terão de levar por diante a empreitada da liberdade e da Democracia”.

Para o presidente da Câmara de Santo Tirso, “provavelmente pela primeira vez desde o 25 de Abril, a ameaça espreita”, considerando por isso que cabe a todos, em particular aos mais novos, “blindar a liberdade e a Democracia”. Neste contexto, realçou a importância de “chamar os jovens para a vida pública e política”.

“Como presidente da Câmara Municipal, tenho, pois, dado especial atenção à questão da participação cívica e política, em geral, e dos jovens, em particular”, sublinhou Alberto Costa, destacando duas iniciativas concretas, entre diversas medidas e políticas que a autarquia tem adotado ou reforçado.

“A primeira, é a Presidência Mais Próxima, que visa aprofundar o diálogo com as populações e fomentar a participação dos cidadãos na vida da comunidade”, disse. “A segunda é o Orçamento Participativo Jovem, que já vai na terceira geração e que se tem revelado uma medida de grande impacto junto dos jovens, envolvendo-os na definição e nas escolhas das políticas públicas para um futuro que será deles”, acrescentou.

Em jeito de conclusão, Alberto Costa defendeu: “o que nos deve animar é mesmo o caminho que foi feito – e bem feito – e, acima de tudo, a esperança num futuro melhor para todos, no muito que ainda há por realizar”.

A Sessão Solene Comemorativa do 49º Aniversário do 25 de Abril contou, ainda, com as intervenções do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Benjamim, e de representantes de todos os partidos com assento neste órgão.

TR_16985