Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Festival Palcos traz clássicos e comédia para celebrar décimo aniversário

13 Maio 2024

TEATRO AMADOR PASSA POR SANTO TIRSO, VILA DAS AVES, RORIZ, REGUENGA E MONTE CÓRDOVA 

O Palcos – Festival de Teatro Amador de Santo Tirso está de regresso, entre 23 de maio e 2 de junho, para celebrar o seu décimo aniversário. A nova edição do festival, organizado pela Companhia de Teatro de Santo Tirso e com apoio da Câmara Municipal, conta com dois clássicos do teatro e três peças em tom de comédia.

Promovida pela Câmara Municipal, em parceria com a Companhia de Teatro de Santo Tirso, a décima edição do Palcos traz um cartaz com cinco espetáculos, apresentados em diversas freguesias do concelho. Além de Santo Tirso e Vila das Aves, o festival vai passar também por Roriz, Reguenga e Monte Córdova.

A Companhia de Teatro de Santo Tirso vai apresentar, a 23 de maio, duas sessões do espetáculo “Olaré”, com interpretação de Sara Salgueiro. Contando a viagem de um camaleão por uma floresta, a peça mostra o processo de descoberta interior e exterior do animal. As sessões têm início marcado pelas 09h30 e pelas 11h00.

Já no dia 25 de maio, pelas 21h30, sobe ao palco o Grupo de Teatro Aldeia Verde para um momento de comédia no Centro Paroquial de Santo Tirso. O argumento, escrito por Ana Dias, transporta o público para um momento familiar onde, num convívio que tinha tudo para correr mal, a solução de encomendar o jantar leva a algumas revelações inesperadas.

No dia seguinte, a Associação Cultural e Recreativa de Aveleda vai encenar “Falar verdade a mentir”, na Sede do Rancho Folclórico de São Pedro de Roriz. Pelas 16h30, o público vai experienciar um jogo entre amores e ambições, onde a mentira tropeça na verdade.

Publicada em 1846 por Almeida Garrett, esta comédia oferece como ambiente a cidade de Lisboa em pleno século XIX, mostrando o refinado sentido de humor do reconhecido autor português. A peça pretende ainda criar caminho para a reflexão crítica sobre a sociedade da época.

No dia 1 de junho, o Centro Paroquial de Monte Córdova recebe o grupo Andaravía Teatro para um espetáculo de comédia que vai unir canções e sketches. A partir das 21h30, “Xacovedra” vai conduzir o público numa reflexão sobre o presente e o futuro do fenómeno socioeconómico que ocorre a cada Ano Santo Compostelano.

A fechar o festival, a Contacto - Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar, vai levar ao Centro Paroquial da Reguenga a peça “O Inspetor Geral”. Numa pequena vila na Rússia, um jogador de cartas é confundido com um inspetor que vem abalar uma terra repleta de corrupção. A atuação tem início marcado para as 16h30.

Todos os espetáculos têm entrada livre, mas com reserva obrigatória de bilhetes através do email palcosdesantotirso@gmail.com, devido à lotação limitada das salas.

Partilhar
ColorAdd Icone