Festas de S. Bento arrancam a 6 de julho com várias novidades na programação

30 Maio 2023

PROCISSÃO DE S. BENTO REGRESSA ÀS RUAS DA CIDADE,

MAIS DE 50 ANOS DEPOIS DA ÚLTIMA VEZ

As Festas de S. Bento, em Santo Tirso, têm data marcada para 6 a 11 de julho, com um programa de concertos que apresenta como cabeças de cartaz Toy, Fernando Daniel, David Carreira, Wet Bed Gang e a fadista Teresinha Landeiro. A maior novidade vai, no entanto, para a realização da Procissão de S. Bento, a 9 de julho, que já não sai à rua há mais de 50 anos.

Entre as novidades deste ano destaque, também, para o espaço “Há Comida na Praça”, que vai animar a Praça Conde S. Bento com ofertas gastronómicas alternativas, e o regresso do Arraial dos Carvalhais, com as tasquinhas de associações e coletividades do concelho, na praça com o mesmo nome, onde voltará a estar montado o palco dos artistas tirsenses.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “depois do estrondoso sucesso do ano passado, em que foi batido o recorde de visitantes, o desafio da autarquia e da Comissão de Festas foi acrescentar atrativos que permitam aumentar ainda mais o enorme retorno que as Festas de S. Bento trazem à cidade, tanto em termos económicos, como de notoriedade e de cultura”.

Além disso, revela o autarca, “este ano quisemos também recuperar a Procissão de S. Bento, com saída da Igreja Matriz, pois não podemos esquecer que estas festas têm uma forte componente religiosa”. Para tal, acrescenta, “desafiámos as 25 paróquias do concelho a juntarem-se nesta celebração, que irá passar pelas principais artérias da cidade”.

As festas arrancam no dia 6 de julho, às 19h30, com a inauguração do Arraial dos Carvalhais e as atuações da Ritmos CAID, NoName e Ecos da Tuna. Às 22h00, sai à rua a tradicional Arruada de Bombos do Concelho, em desfile pela cidade.

No dia seguinte, a partir das 19h30, sobem ao palco do Arraial dos Carvalhais Daniela Paiva, CASL e Serafim Ferreira. A animação prossegue, depois, a partir das 22h00, no palco principal, instalado na Praça 25 de Abril, com a atuação de Toy, o popular autor de sucessos como “Estupidamente Apaixonado”, “Chama o António” ou “És Tão Sensual”. Após o final do concerto, das 0h30 às 3h30, arranca o “Há Baile no Largo”, na Praça Coronel Batista Coelho, com a música dos djs Pedro Rodrigues e António Paiva e do DJ Pette.

No sábado, 8 de julho, a animação começa pelas 9h00, com um desfile pela cidade do Grupo de Zés P’reiras “Os Delaenses”. Às 11h00, terá lugar, nos Paços do Concelho, a Sessão Solene Comemorativa do 38º Aniversário da Elevação de Santo Tirso a Cidade. A partir das 16h00, sobem ao palco do Arraial dos Carvalhais o Grupo LusoSom, seguindo-se Patrocínia Costa e, pelas 21h30, a Mridangam Band.

Mais tarde, às 22h00, o palco da Praça 25 de Abril recebe o concerto de Fernando Daniel, atual júri do concurso The Voice Kids, da RTP, e autor de inúmeros sucessos como “Se Eu”, “Voltas” ou “Espera”. Terminado o espetáculo, as atenções rumam ao Largo Abade Pedrosa, onde irá decorrer um Espetáculo Piromusical, a partir das 0h30. A essa mesma hora, o “Há Baile no Largo” contará com música dos djs Rui B. Machado e Echo Sound.

No domingo, 9 de julho, realizam-se as Missas Dominicais, às 9h00 e às 11h30, na Igreja Matriz, de onde sairá, às 17h00, a Procissão de São Bento. A partir das 15h00, o palco do Arraial dos Carvalhais recebe Cantares ao Desafio, Rafael Machado, Marta Miranda, Pontas Soltas e o cantor Rui Costa. Às 22h00 tem início, na Praça 25 de Abril, o concerto dos Wet Bed Gang, o mais conhecido grupo hip-hop português da atualidade.

Na segunda-feira, 10 de julho, a programação começa às 19h30, no palco do Arraial dos Carvalhais, com as atuações do Duo Polifonia e do Conjunto Musical de Santo André. Para as 22h00 está marcado o grande concerto da noite, na Praça 25 de Abril, com a atuação de David Carreira, autor de sucessos como “Primeira Dama”, “Saturno (Ela é Malvada)” ou “Não Papo Grupos”. No final do concerto, pelas 0h30, haverá fogo-de-artifício sobre o rio Ave. À mesma hora, arranca a terceira noite de Há Baile no Largo, com os djs Vítor Oliveira e Los Bravos.

No dia 11, Feriado Municipal, a partir das 5h00, realiza-se a tradicional Peregrinação a S. Bento, seguindo-se as missas em honra de S. Bento, às 7h00, 9h00 e 11h00, na Escola Agrícola Conde de S. Bento. As celebrações religiosas prosseguem às 18h00, com a Missa Solene, na Igreja Matriz.

Nesse mesmo dia, às 16h00, o Grupo de Concertinas de Monte Córdova sobe ao palco do Arraial dos Carvalhais. A partir das 19h30, será a vez de atuarem José Morais Silva e Lando. Para as 22h00 está marcado o concerto de encerramento das Festas de S. Bento, como habitualmente ao som do fado, na Quinta de Fora. A artista convidada é Teresinha Landeiro, que participou no Festival da Canção deste ano com o tema “Enquanto é Tempo”.

O programa das Festas de S. Bento inclui, ainda, a realização, de 6 a 11 de julho, da Exposição de Colecionismo “S. Bento”, organizada pela Associação de Colecionismo Tirsense, que estará patente no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.

No dia 8, a MOVE - Associação de Desporto e Cultura promove um "trail running" (17 km de corrida e 8 km de caminhada) que culmina com um Sunset, no Polidesportivo Municipal, a partir das 17h00. No dia seguinte, 9 de julho, realiza-se o 19º Concurso de Pesca de S. Bento, nas margens do rio Ave, organizado pela Associação Recreativa da Torre, com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso.

De 6 a 11 de julho, as Festas de S. Bento vão passar, ainda, pela Praça D. Maria II, com diversões infantis e comércio de rua, pela Alameda da Ponte, onde ficarão instalados o Parque de Diversões e espaços de venda de artesanato, e pelos Jardins Ribeiro Miranda, que voltarão a ser espaço de restauração.