Escola EB1 de Santo Tirso adere ao programa ABC da Bola

20 Março 2023

PRESIDENTE DA CÂMARA MARCOU PRESENÇA NA ASSINATURA DO PROTOCOLO

ENTRE A AF PORTO E O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS TOMAZ PELAYO

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, marcou hoje presença na assinatura de um protocolo que formaliza o arranque do Programa ABC da Bola, da Associação de Futebol do Porto, na Escola EB1 de Santo Tirso. A cerimónia contou com a participação do embaixador do projeto, o antigo guarda-redes do FC Porto e ex-internacional brasileiro Helton.

O protocolo foi assinado pelo presidente da AF Porto, José Neves, e pelo diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Fernando Almeida, e visa colocar o futebol e o futsal no calendário das Atividades de Enriquecimento Curricular, no contexto da disciplina de Educação Física e Motora.

Trata-se de uma iniciativa inovadora em Portugal, lançada em 2022 pela AF Porto com o objetivo principal de aumentar o número de praticantes de futebol e futsal, procurando, ao mesmo tempo, sensibilizar para a necessidade da prática desportiva.

Na sua intervenção, Alberto Costa destacou, precisamente, a “dimensão social deste projeto” e enalteceu a ação da AF Porto no “impulso que está a dar em prol do desporto”, bem como pelo facto de fazer chegar o Programa ABC da Bola a Santo Tirso.

José Neves, presidente da AF Porto, destacou, por seu turno, o papel dos municípios na implementação do projeto, ao passo que Fernando Almeida, diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, revelou que “este projeto-piloto deverá ser, no futuro, alargado a outras escolas”.

Após a assinatura do protocolo, os alunos da EB1 de Santo Tirso participaram numa atividade dinamizada por técnicos da AF Porto, com a presença do antigo guarda-redes Helton.