'Danças do Mundo' brilharam na Praça 25 de abril

24 Julho 2018

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DEU PALCO À MULTICULTURALIDADE

O melhor do folclore do mundo passou por Santo Tirso, na noite do último domingo. A Praça 25 de Abril encheu-se para receber uma nova edição do “Danças do Mundo”, Festival Internacional de Folclore, que reuniu grupos de diversas nacionalidades, num momento único de celebração da diversidade.

O “Danças do Mundo”, Festival Internacional de Folclore, voltou à Praça 25 de Abril. Na noite do último domingo, foram muitos os que quiseram presenciar um espetáculo multicultural, que reuniu grupos de diferentes origens, num momento único pautado pela tradição.

“Trata-se de um espetáculo de excelência, pela sua qualidade e por reunir tradição e multiculturalidade. É fantástico poder ver grupos dos quatro cantos do mundo desfilarem pelas ruas de Santo Tirso e trazerem até cá o melhor do folclore da sua terra”, disse aos jornalistas o vereador Tiago Araújo.

O responsável autárquico pelos pelouros da Cultura e Relações Internacionais, destacou ainda que “Santo Tirso é, cada vez mais, um palco internacional, seja em eventos como este, seja em iniciativas desportivas, seja ainda através do turismo ou do Museu Internacional de Escultura Contemporânea”.

Promovido pela Câmara de Santo Tirso em parceria com a Associação Casa de Gaia – Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe, o espetáculo contou com as participações do Ballet Folclórico Municipal Rancagua, do Chile e o Utkarsh Dance Academy LLP, da Índia. A representar o Perú esteve o Taller de Danzas Folkloricas “Todas Las Sangres”, tendo sido a Rússia representada pelo “The Free Steppe”.

Presentes no evento estiveram ainda o “Embers of Anatolia” Anadolu University Folklore Research Center, da Turquia, o Folk Dance Group Tine Rožanc, da Eslovénia e o KUD PKB Korporacije da Sérvia.

Portugal também se fez representar no “Danças do Mundo”, com a atuação de dois grupos de folclore do concelho: o Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz e o Rancho Folclórico de São Salvador de Monte Córdova.

Praça 25 de abril cheia para ver mais uma edição de Danças do Mundo