Ciclismo vai ao Mimar e às escolas de Santo Tirso

27 Junho 2018

CÂMARA ABRAÇA PROJETO PIONEIRO EM PARCERIA COM FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLISMO

É mais um projeto pioneiro que Santo Tirso vai abraçar. A partir do próximo ano letivo, os alunos do 1º ciclo vão aprender a andar de bicicleta, no âmbito do programa “O Ciclismo vai à escola”, numa parceria entre a Câmara Municipal e a Federação Portuguesa de Ciclismo. Para já, o primeiro contacto com as bicicletas é feito no programa Mimar que se encontra a decorrer até sexta-feira.

Aprender a andar de bicicleta é uma das atividades inéditas que integra o programa Mimar, edição de verão, promovido pela Câmara de Santo Tirso, por forma a ocupar os alunos do 1º ciclo das escolas do concelho, após o fim do ano letivo.

Mas esta, como anunciou o presidente da autarquia, Joaquim Couto, será apenas a primeira experiência. A partir do próximo ano letivo, explicou esta terça-feira durante uma visita ao programa Mimar, “a Câmara vai iniciar um projeto pioneiro, levando o ciclismo às escolas do Município”, dando seguimento às políticas dirigidas à mobilidade sustentável, à saúde, aos hábitos de vida saudável e à defesa do ambiente.

“Quando temos um Plano Municipal de Mobilidade Sustentável que preconiza a utilização da bicicleta, quando temos um Plano Municipal de Saúde que defende hábitos de vida saudáveis, quando defendemos políticas de sustentabilidade ambiental, este tipo de projetos fazem todo o sentido”, aludiu o autarca.

Ainda segundo Joaquim Couto, o projeto “O Ciclismo vai à escola” irá permitir que muitas crianças aprendam a andar da bicicleta. Mas não só. A ideia, sublinhou, “é que este programa possa permitir, no futuro, que a bicicleta possa ser um meio de transporte, em vez do carro”. E, para isso, “é necessário começar por educar as crianças para este estilo de vida, saudável e amigo do ambiente”, acrescentou.

Uma visão partilhada pelo presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, ao recordar que, atualmente, “existem muitas crianças que nunca aprenderam a andar de bicicleta”. Neste contexto, e tendo em conta que o país está apostado em desenvolver a mobilidade urbana suave, nomeadamente com a criação de ciclovias, “torna-se fundamental começar este tipo de sensibilização através dos mais novos”, defendeu.

O projeto “O Ciclismo vai à escola” envolve, para além da Câmara de Santo Tirso e a Federação Portuguesa de Ciclismo, a empresa Próxima Aventures. À iniciativa juntaram-se, esta terça-feira no programa Mimar, o ciclista Sérgio Sousa e o piloto de ralis Armindo Araújo, ambos de Santo Tirso.

Quanto ao programa Mimar, a decorrer até sexta-feira, aposta, este ano, nas atividades ao ar livre. Para além da bicicleta, os cerca de mil alunos têm as manhãs preenchidas com idas à praia, da parte da manhã, atividades na praia urbana, aulas de dança e percursos pedestres até ao castro do Monte Padrão.

O Ciclismo vai à escola arranca no proximo ano letivo