Câmara de Santo Tirso quer ouvir os jovens
A Câmara Municipal de Santo Tirso encontra-se a desenvolver a primeira Estratégia Municipal de Juventude. O processo irá envolver jovens, entre os 14 e os 30 anos, de todo o concelho, em sessões de participação próximas e descentralizadas por todo o território.
Com o objetivo de definir a primeira Estratégia Municipal de Juventude, a Câmara de Santo Tirso quer ouvir os jovens do concelho de forma a conhecer as principais preocupações e reivindicações desta faixa etária.
“Faço um apelo à participação dos nossos jovens nesta auscultação. É fundamental podermos contar com os seus contributos, só assim podemos que garantir que as linhas orientadoras que vão sair deste trabalho refletem os seus anseios”, refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.
“Queremos criar um documento estratégico que estruture e sistematize as prioridades em termos de políticas para a juventude”, salienta o autarca.
Numa primeira fase, apela-se a todos os jovens, entre os 14 e os 30 anos, que residam, estudem ou trabalhem em Santo Tirso, que respondam a um inquérito -http://forms.gle/XCrJ4M7wW5jTkBsy6 - de forma a obter uma radiografia dos jovens do concelho, a nível de qualificações, ocupação e interesses.
No âmbito deste projeto, nos meses de julho e agosto, irão realizar-se um ciclo de formações orientadas para os jovens, em todas as freguesias do concelho. Estas formações serão orientadas por profissionais qualificados, com recurso a técnicas informais, procurando ser momentos dinâmicos e interativos de participação, assumindo a Junta de Freguesia um relevante papel de intermediação com os jovens da freguesia.
Paralelamente, o Município procura jovens voluntários interessados em fazer parte da equipa de acompanhamento da Estratégia Municipal da Juventude. Procura-se jovens com interesse na área de cidadania, participação cívica, ou associativismo. As candidaturas decorrem através do link : https://forms.gle/BH44njqUabKCcMQQ8.