Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Câmara de Santo Tirso empenhada na proteção da vida animal

29 Maio 2023

ESTERILIZAÇÕES E ADOÇÕES DE CÃES E GATOS AUMENTAM EM 2022

Em 2022 continuou a crescer o número de animais adotados no Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso, 884, e as esterilizações realizadas, 1373. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, “esta evolução dos números está relacionada com a aposta que o Município tem vindo a desenvolver ao nível do bem-estar animal”.

“Temos feito uma grande aposta na prevenção do abandono animal atuando à priori, nomeadamente ao nível das esterilizações” refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, salientando que as medidas não são avulsas.

“Estamos empenhados em atuar de forma concertada, a proteção animal é uma causa que nos deve unir a todos”, alude Alberto Costa adiantando que a Câmara realizou, recentemente, um protocolo com a ASAAST - Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso.

“A ASAAST tem a nobre missão de proteger animais abandonados e errantes e por isso a sua atividade reveste-se de interesse municipal. É nesse sentido que surge este protocolo de colaboração que pretende apoiar financeiramente a associação, nomeadamente com as despesas de saúde e alimentação com os animais acolhidos”, assegura o autarca.

Em 2022, foram adotados 884 animais no Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso - 333 cães e 551 gatos - havendo um aumento de 60 face ao ano anterior. Os números destacam-se quando se fala em esterilizações: em 2022 foram esterilizados 1373 animais, mais 123 do que em 2021.

No âmbito do Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver, na qual permite a esterilização de gatos de rua mediante a captura dos animais nas próprias colónias, sendo, depois, devolvidos ao mesmo local, foram esterilizados 611 animais.

Já dos 884 animais adotados, cerca de 31 foram adotados via ASAAST – Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso.

Os dados do ano de 2022 referem também que cerca de 752 vacinas foram administradas em animais.

Partilhar
ColorAdd Icone