Câmara de Santo Tirso aprova contas com o maior resultado de sempre

20 Abril 2023

RELATÓRIO DE 2022 APROVADO EM REUNIÃO DO EXECUTIVO

A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou hoje, em reunião pública do Executivo, o Relatório e Contas de 2022, que apresenta um resultado líquido positivo de 6,3 milhões de euros, o valor mais alto de sempre. Também a poupança corrente, na ordem dos 15,3 milhões de euros, é a mais elevada na história do município, tendo sido aplicada em investimento.

As contas relativas a 2022 confirmam, por outro lado, a aposta do município na transferência de verbas para as freguesias, quer por via das despesas correntes como de despesas de capital, que atingiram, neste ano, os 2,7 milhões de euros.

Para o presidente da Câmara, Alberto Costa, “os resultados apresentados demonstram o reforço da trajetória positiva das contas, fruto de uma gestão fiel a três princípios, de que este executivo municipal não abdica: responsabilidade, rigor e confiança”.

O autarca sublinha, ainda, o facto de “mais de metade dos recursos do município terem sido dirigidos às funções sociais, nomeadamente Coesão Social, Educação, Saúde e Desporto”.

“Outro dado importante, demonstrado pelos números, é a persistência de uma política de elevadas transferências para as freguesias. E os números não mentem: as freguesias nunca receberam da Câmara Municipal montantes tão elevados, estimados em mais de 230 por cento dos valores que as juntas de freguesia recebem por via do orçamento de Estado”, acrescenta Alberto Costa.

As contas de 2022 demonstram, ainda, a capacidade do executivo em cumprir os compromissos assumidos. “Por um lado, as famílias tiveram devolução de rendimentos e apoios sociais, por outro foram dadas às empresas melhores condições para crescer, por via do alívio da carga fiscal, enquanto outras optaram por se instalar em Santo Tirso, graças às condições de atração de investimento”, destaca o autarca.

Alberto Costa sublinha, ainda, que “o Município continua a demonstrar ambição infraestrutural, traduzida em 7,7 milhões de euros investidos por via do Plano Plurianual de Investimentos (PPI)”.

O Município de Santo Tirso volta, assim, a apresentar “resultados históricos, a exemplo do que já havia acontecido em 2021”, refere o presidente da Câmara. “Para além disso, a Câmara mantém uma capacidade de endividamento estimada em 38,2 milhões de euros, ou seja, cerca de metade da capacidade máxima permitida”, sublinha.

De referir, ainda, que o saldo de gerência de 13,7 milhões de euros, em 2022, representa um aumento de 46 por cento em relação a 2021.

Alberto Costa conclui que “os bons resultados do exercício de 2022 devem-se, não só ao trabalho desenvolvido por este executivo, mas também ao esforço da população de Santo Tirso, dos agentes económicos e institucionais e dos presidentes das juntas de freguesia”.