Passar para o Conteúdo Principal
menu
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Câmara aprova voto de louvor a Maria Avelina Ferraz

23 Fevereiro 2023

RECONHECIMENTO PELO TRABALHO NA PROMOÇÃO DA CULTURA

E DA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA

A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou hoje, em reunião pública do Executivo, a atribuição de um Voto de Louvor e Reconhecimento a Maria Avelina Ferraz, pelo trabalho desenvolvido na promoção da cultura e da literatura em língua portuguesa.

Natural de Santo Tirso, Maria Avelina Ferraz fundou, em 2006, o Grupo de Comunicação Novembro, que se dedica à promoção, em Portugal e nos países lusófonos, da literatura e da Cultura, por via da realização de inúmeras atividades e ações, com um foco na promoção da defesa dos direitos humanos e do planeta.

Para além da edição de livros e documentários, com distribuição nacional e nos países lusófonos, o grupo liderado por Avelina Ferraz tem vindo a realizar eventos de grande relevância social e cultural, de dimensão nacional e internacional, dos quais se destacam o “Concelho de Estado”, nos Arcos de Valdevez, o “Escritaria”, em Penafiel, ou o “Plast&Cine”, entre outros.

Em 2013, o grupo fundado por Avelina Ferraz estabeleceu uma parceria com a “Green Cross International”, uma organização ambiental criada por Mikhail Gorbachev, antigo presidente da União Soviética, que foi homenageado, nos Arcos de Valdevez, no âmbito da iniciativa “Concelho de Estado”, pelo seu papel no fim da Guerra Fria e pela mudança geopolítica ocorrida no final do século XX.

Maria Avelina Ferraz é ainda curadora do Prémio Maria Barroso – Jornalismo ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento, bem como do Prémio Literário Germano Silva e do Prémio Literário Guerra Junqueiro, atribuído, em 2022, a Xanana Gusmão, antigo presidente de Timor-Leste, que visitou Santo Tirso, no âmbito da iniciativa “Fábrica do Livro”, poucos dias após ter recebido a distinção.

Avelina Ferraz é, também, Embaixadora da Paz pela Federação das Mulheres pela Paz Mundial, tendo sido distinguida, em 2020, com o Prémio Mujeres Poetas Internacional.

Mais recentemente, em 2022, foi galardoada com o Troféu Novos Horizontes 2022, atribuído pelo jornal Audiência, que distingue personalidades com uma vida profissional dedicada à cultura e à intervenção cívica na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Partilhar
ColorAdd Icone