Biblioteca já entregou cerca de 200 livros porta a porta

28 Maio 2020

Lançada pela Câmara Municipal de Santo Tirso como forma de ajudar a combater o isolamento durante a pandemia da Covid-19, a “Biblioteca Porta a Porta” fez chegar, no primeiro mês, cerca de 200 livros a mais de 100 pessoas. Carreira, Vila das Aves e Santo Tirso são algumas das freguesias que mais recorrem ao serviço que leva livros a casa dos leitores do Município, de forma gratuita.

Livros infantis, romances, policiais ou de especialidades associadas às mais diversas áreas são alguns dos exemplares requisitados pela população de Santo Tirso através da iniciativa “Biblioteca Porta a Porta”. O serviço arrancou há um mês e, refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “está a ser muito procurado pela população”. “Sempre defendemos a importância dos livros neste período, não só como forma de combater a solidão, mas também como oportunidade de utilizar este tempo para adquirir conhecimentos. As pessoas têm demonstrado que estamos certos”, afirma o autarca.

Em apenas um mês já foram entregues cerca de 200 livros a mais de 100 pessoas. Carreira, Vila das Aves e Santo Tirso são algumas das freguesias que mais recorrem ao serviço que é solicitado um pouco por todo o Município. Crianças, estudantes universitários e adultos nas faixas etárias dos 30, 40 e 60 anos são os maiores utilizadores.

“É curioso que as pessoas nunca requisitam apenas um livro”, refere Alberto Costa, adiantando que “há casos em que, na mesma casa, são entregues livros específicos para os pais e outros para as crianças”. Para além disso, há ainda uma grande procura por parte de estudantes universitários de livros de especialidade para trabalhos científicos.

As entregas são gratuitas e feitas diariamente, seguindo as normas de segurança.  O serviço está disponível para todos os residentes do concelho e pode ser solicitado através do email biblioteca@cm-stirso.pt ou por telefone, ligando para o 252 833 428, com indicação do contacto telefónico e das obras a requisitar.

O catálogo com os livros disponíveis pode ser consultado em www.bit.ly/catalogobmst

A Câmara recolhe os livros emprestados, no prazo máximo de um mês, de forma agendada.