Angélica Salvi atua no 7º aniversário do MIEC

17 Maio 2023

SEMANA DOS MUSEUS CONTA COM PROGRAMAÇÃO DE 18 A 26 DE MAIO

De forma a comemorar o Dia Internacional dos Museus e o sétimo aniversário do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC), a Câmara Municipal de Santo Tirso promove, de 18 a 26 de maio, a Semana dos Museus. Uma programação alargada que inclui conferência, exposições e visitas guiadas. Destaque para o concerto de Angélica Salvi dia 21, pelas 17h30, com entrada gratuita.

“Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, é o tema da conferência, organizada em parceria com a Universidade Portucalense, que marca o arranque da Semana dos Museus, dia 18 de maio, pelas 14h00, na sede do MIEC. Segue-se uma visita guiada que, para além dos museus municipais terá paragem no mosteiro de Santo Tirso e no Centro de Arte Alberto Carneiro.

As visitas guiadas continuam a 19 de maio, pelas 14h30, com o convite para descobrir o “Jardim-escultura” Alberto Carneiro, em São Mamede do Coronado, aldeia onde, nas últimas décadas da sua vida, residiu e manteve o seu ateliê.

Já no dia 20, pelas 15h30, decorre a inauguração da exposição “Deslocações #06 – Que sei eu destas manhãs?”, no Centro de Arte Alberto Carneiro.  A sexta edição das residências artístico-pedagógicas dos alunos de escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  interpela uma relação entre a arte, a vida e a natureza.

O momento alto da programação acontece dia 21, data em que se comemora o sétimo aniversário do Museu Internacional de Escultura Contemporânea. Pelas 16h00, tem lugar uma visita guiada às esculturas o ar livre, seguindo-se, pelas 17h30, a atuação da harpista espanhola Angélica Salvi.

Salvi dedica-se à improvisação e à música contemporânea e eletroacústica, explorando várias técnicas de preparação e amplificação do instrumento na busca de novos timbres e sonoridades.

Paralelamente, de 23 a 26 de maio, é promovido “Arte Vida. Paisagens e Lugares” um projeto de longa duração inserido na Bienal de Cultura e Educação, que fomenta o envolvimento e a proximidade com a comunidade educativa do concelho, na sequência de um convite às escolas para participação ativa na criação artística, através de visitas, sessões e reuniões com criadores, escultores e colaboradores dos Museus. O resultado deste trabalho estará em exposição na Fábrica de Santo Thyrso, numa exposição que inaugura dia 26, pelas 18h30, e conta com a participação do Agrupamento de Escolas D. Dinis, Escolas de S. Martinho, Escolas Tomaz Pelayo, Colégio de Santa Teresa de Jesus e Escola da Ponte.

Ainda na programação dedicada aos mais novos decorre no dia 23 de maio, a Fábrica de Santo Thyrso duas sessões da peça de teatro “A História das Coisas”, destinado aos alunos do terceiro ciclo e ensino secundário. Já os alunos, desde o primeiro ciclo ao secundário, poderão participar na Oficina de Serigrafia, nos dias 24 e 25, na Fábrica de Santo Thyrso.

Todas as atividades realizadas no âmbito da Semana dos Museus, de18 a 26 de maio, terão entrada gratuita, mas com inscrições obrigatórias através de museus@cm-stirso.pt ou 252 830 410.

foto de arquivo