Alberto Costa inaugurou rua requalificada em Santa Cristina do Couto

03 Junho 2023

RUA DO MONTE PASSA A SER LIGAÇÃO ALTERNATIVA À ZONA EMPRESARIAL DA ERMIDA

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, inaugurou ontem mais uma rua requalificada no âmbito do Plano Municipal de Erradicação de Ruas em Terra. Desta feita foi a Rua do Monte, em Santa Cristina do Couto, uma obra promovida pela Junta da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães.

Com uma extensão de cerca de 700 metros, a Rua do Monte passa agora a ser uma ligação alternativa à zona empresarial da Ermida, servindo também, com melhores condições, os respetivos moradores. Além da aplicação de piso em paralelo e da construção de um muro em toda a extensão, a intervenção envolveu, ainda, a instalação de saneamento básico e iluminação pública.

A obra foi da responsabilidade da Junta da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães, cujo presidente, Jorge Gomes, fez questão de “agradecer o voto de confiança nas juntas que o Plano Municipal de Erradicação de Ruas em Terra representa”.

“Nunca conseguiríamos fazer obras desta dimensão sem o apoio da Câmara. Dantes, apenas nos era possível realizar obras pequenas, pelo que o papel das juntas de freguesia tem agora outra dignidade, graças ao atual presidente da Câmara, Alberto Costa”, acrescentou.

No âmbito deste Plano Municipal, que arrancou em 2020, a Câmara de Santo Tirso já transferiu para as juntas de freguesia cerca de seis milhões de euros. Para a Junta da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães foram transferidos, até ao momento, aproximadamente 700 mil euros.

Segundo Alberto Costa, “cerca de 30 quilómetros de ruas em terra do concelho já foram pavimentados, o que significa ter sido a estratégia adequada para o efeito”. Na opinião do autarca, “a Câmara poderia ter centralizado e executado estas obras, mas considerámos que as juntas de freguesia têm um papel muito importante junto das populações, pelo que decidimos dar este sinal claro de confiança aos seus presidentes”.

“Este trabalho de proximidade com os presidentes de junta permite-nos executar o investimento previsto com maior celeridade e aqui está, na Rua do Monte, mais uma prova de que esta é a melhor estratégia”, concluiu.

TR_19557