Alberto Costa anuncia construção de 7,5 km de rede de abastecimento de água

06 Junho 2023

EMPREITADA ARRANCA ESTE ANO E PERMITIRÁ AUMENTAR TAXA DE COBERTURA

NA ÁREA DE CONCESSÃO DA INDAQUA PARA CERCA DE 100 POR CENTO

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, anunciou hoje que irá avançar ainda este ano a construção de mais 7,5 quilómetros de rede de abastecimento de água no concelho, que permitirá subir para perto de 100 por cento a taxa de cobertura na área concessionada da INDAQUA.

Alberto Costa falava na sessão de abertura do 5º Encontro da CESDA – Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água, a decorrer em Santo Tirso, que contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires.

O autarca adiantou que “a empreitada vai envolver um investimento total de cerca de 1,3 milhões de euros, dos quais 900 mil em 2023 e o restante até 2025”. A sua concretização acontece ao abrigo do mecanismo de antecipação de investimentos, no âmbito do acordo alcançado, em setembro de 2021, entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a INDAQUA para a quarta alteração ao contrato de concessão.

O 5º Encontro da CESDA, que decorre hoje e amanhã na Fábrica de Santo Thyrso, é organizado pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), tendo como tema a “Redução de Perdas de Água – Um desafio ao alcance de Todos”.

Um tema com particular significado para Santo Tirso, visto que lidera o ranking nacional dos municípios com menor taxa de perdas de água (8,8 por cento), a par da Trofa, na área concessionada pela INDAQUA.

O secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, realçou a importância de reduzir as perdas de água registadas a nível nacional, sublinhando que “os anos que virão não vão ser fáceis para Portugal em matéria de disponibilidade hídrica”.

Segundo o governante, “o ano 2022 foi particularmente difícil para o nosso país e 2023, apesar de estar a ser melhor, também já reporta uma seca na região sul”. Esta situação de “stress hídrico vai exigir novos investimentos, designadamente ao nível da redução das perdas”, acrescentou.

O 5º Encontro CESDA prossegue esta quarta-feira, estando prevista a participação do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso no último painel de debate, a partir das 14h30, sobre o contributo do poder político e da gestão de topo das entidades gestoras na melhoria da eficiência hídrica.

Este painel, moderado por Tentúgal Valente, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, contará também com a participação de Joaquim Barreiros, vogal do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), José Machado do Vale, presidente da empresa Águas do Norte, Pedro Perdigão, CEO do Grupo INDAQUA, e Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa.

TR_13757