PR 5 STS - Moinhos do Fojo

Tipo de percurso: Circular de pequena rota | Ficheiro GPX

Extensão e Duração: 7,10 Km – 3 a 4 Horas

Grau de Dificuldade: Algo difícil - Nível 3 de 5

Âmbito do percurso: Ambiental, paisagístico, cultural e desportivo

Época aconselhada: Outono; Inverno; Primavera

Localização: São Tomé de Negrelos, Roriz

Pontos de Partida / Chegada: São Tomé de Negrelos (Igreja)

Pontos de Interesse: São Tomé de Negrelos – Igreja Paroquial, Capela do Santíssimo Sacramento, Casas Solarengas de Vilela, a do Paço e a de Leiras, Coutada, Ribeira do Fojo, Castro de Santa Margarida, Pedreiras de Bustelo, Moinhos da Ribeira do Fojo.

Acessos: EN 105 e A3

Informações Gerais: Câmara Municipal – Tel: 252830400 Fax: 252856534
Email: desporto@cm-stirso.pt

Bombeiros Voluntários de Santo Tirso: 252 852 491

Bombeiros Voluntários Tirsenses: 252 830 500

PSP: 252 851 635

GNR: 252 808 250

Descrição geral

Este trilho caracteriza-se pela influência da Ribeira do Fojo, que já fez mover uma vintena de moinhos de água e um lagar de azeite, na agricultura local, situando-se, em quase toda a sua extensão, na Freguesia de São Tomé de Negrelos.

O percurso inicia-se junto ao Infantário, próximo da Igreja matriz, e termina junto à referida Igreja. Passa e percorre parte do leito da Ribeira do Fojo, até às Pedreiras de Bustelo, com uma subida um pouco acentuada, percorrendo, desde aí, a crista do monte até Coutada, descendo suavemente, permitindo uma soberba vista dos Rios Ave e Vizela, Vila das Aves e São Tomé de Negrelos. Dirige-se depois para o Castro de Santa Margarida, povoado fortificado que se localiza em pequena elevação a Norte de São Tomé de Negrelos, sobre o Rio Vizela e com uma altura de 300 metros, continuando depois para a Igreja Paroquial de São Tomé de Negrelos, onde termina. Daí o grau de dificuldade ser considerado Médio.

A povoação de São Tomé de Negrelos chegou a ser vila e Couto, tendo pertencido ao Concelho de Negrelos, o qual, depois de extinto, foi integrado no Concelho de Santo Tirso.
São dignos de visita a Igreja Paroquial, a Capela do Santíssimo Sacramento com abóbada de Nós, uma “loggia” quinhentista, exemplar único na região. Quem vai a São Tomé de Negrelos não pode deixar de visitar também as quintas onde se produz alguns dos melhores vinhos verdes da região.

PR5

Folheto