PR 3 STS - Rio Leça

Tipo de percurso: Circular de pequena rota | Ficheiro GPX

Extensão e Duração: 15,10 Km – 5 a 6 Horas

Grau de Dificuldade: Fácil - Nível 2 de 5

Âmbito do percurso: Ambiental, paisagístico, cultural e desportivo

Época aconselhada: Todo o ano

Localização: Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção; Cabanas; Redundo; Hortal; Pereiras.

Pontos de Partida / Chegada: Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção e Pereiras.

Pontos de Interesse: Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção; Cabanas; Nascentes do Rio Leça e Ribeiro do Fojo; Redundo; Hortal; Serra Hidráulica em Pereiras.

Acessos: EN 105 e A3

Informações Gerais: Câmara Municipal – Tel: 252830400

Email: desporto@cm-stirso.pt

Bombeiros Voluntários de Santo Tirso: 252 852 491

Bombeiros Voluntários Tirsenses: 252 830 500

PSP: 252 851 635

GNR: 252 808 250

Descrição geral

Percurso circular com partida e chegada num dos seguintes pontos: Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção; Redundo, junto à nascente do Rio Leça; Pereiras, próximo da Serra Hidráulica. Este percurso entronca com os “PR 1 ST – Histórico Pré-Industrial”; “PR 4 ST – Abraço”; “PR 5 ST – Moinhos do Fojo”. O Rio Leça nasce no Concelho de Santo Tirso, na encosta Sul do Monte de Santa Luzia, no Lugar de Redundo, serpenteando pelas freguesias da parte Sul do Concelho, e correndo para o Atlântico, onde desagua junto à cidade de Matosinhos. Ao longo deste rio de águas límpidas, no seu percurso de montanha, podemos observar uma multiplicidade de fauna e flora que coabitam nas suas margens, podendo encontrar-se vários moinhos e azenhas ao longo do seu percurso distribuídos pelas terras que este rio percorre. Em Pereiras, por onde passa o Rio Leça, encontramos a Serra Hidráulica que é um notável exemplo da arquitectura pré-industrial. Dedicada à serração de Madeira para uso industrial e doméstico, recorria à força da água para mover o engenho de serrar. Classificada como Imóvel de Interesse Público irá ser reabilitada, tornando-se um pólo museológico das actividades pré-industriais do Concelho de Santo Tirso.

PR3

Folheto