PR 7 STS - Entre Mosteiros

Tipo de percurso: Linear de pequena rota | Ficheiro GPX

Extensão e Duração: 10,5 km – 4 a 5 Horas

Grau de Dificuldade: Algo difícil - Nível 3 de 5

Âmbito do percurso: Ambiental, paisagístico, cultural e desportivo

Época aconselhada: Inverno; Primavera; Verão; Outono

Localização: Roriz, S. Mamede de Negrelos, Vilarinho

Pontos de Partida / Chegada: Roriz e Vilarinho

Pontos de Interesse: Roriz – Igreja de S. Pedro de Roriz; Mosteiro de Santa Escolástica; Mosteiro Beneditino; S. Mamede de Negrelos – Igreja Matriz; Capela de S. Roque; Casa dos Barrosos; Vilarinho – Igreja Matriz; Igreja de São Miguel de Vilarinho, antigo Mosteiro; Casa do Burgo;

Acessos: EN 105, 209-2, 644, 613 e A3

Informações Gerais: Câmara Municipal – Tel: 252830400

Email: desporto@cm-stirso.pt

Bombeiros Voluntários de Santo Tirso: 252 852 491

Bombeiros Voluntários Tirsenses: 252 830 500

PSP: 252 851 635

GNR: 252 808 250

Descrição geral

“Entre Mosteiros” é o trilho que percorre as freguesias de Roriz, S. Mamede de Negrelos e Vilarinho, estabelecendo a ligação entre os Mosteiros de Roriz e Vilarinho.

Em todo o seu percurso podemos observar a forte vocação predominantemente agrícola das três freguesias, embora se registem também pequenas unidades fabris do sector têxtil.

O Mosteiro de Roriz com a sua torre sineira, igreja e residência conventual são elementos a observar e apreciar todos os seus elementos construtivos e decorativos. Ali perto podemos visitar o Mosteiro de Santa Escolástica onde as bolachas de Roriz nos proporcionam delicados sabores.

No Mosteiro Beneditino temos à nossa espera o Licor de Singeverga, único em Portugal, de origem monástica, fabricado pelos monges. É obrigatória uma visita à adega onde o cheiro fino e adocicado se respira logo à entrada.

A Igreja Matriz de São Mamede de Negrelos é um templo moderno, de invulgar traça, construído em granito. A Capela de S. Roque, que serve de Cruzeiro às procissões da freguesia, é o miranete aberto, sobre esta linda bacia do Rio Vizela, a todos os que desejem gozar um formoso panorama. A Casa dos Barrosos, embora bastante degradada, é um interessante exemplar de casa senhorial.

Vilarinho é a mais oriental das freguesias de Santo Tirso, situando-se a Sul do rio Vizela. Ali se situa o antigo Mosteiro de Vilarinho com a sua antiga Igreja paroquial. A Nordeste da referida Igreja situa-se o Monte de São Pedro, de formato cónico onde se encontra um marco geodésico, de onde se pode apreciar uma paisagem agrícola e industrial com o rio Vizela a percorre-la.

O percurso pode ser iniciado junto à Igreja de Roriz e terminar junto ao Mosteiro de Vilarinho, ou vice-versa, apresentando um traçado linear, com um declive acentuado em alguns pontos, tornando-o de média dificuldade, facultando ao caminheiro a plena fruição da paisagem e do património construído.

PR7

Folheto