Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Exposição - Namorar Portugal

01 a 28 Fevereiro 2019
Cmst face exposicao namorar portugal 1 980 2500

As Mensagens de Amor que Encantam o Mundo

“Amor bai feliz boando/nas asas dum passarinho/cande bires o meu Amor/dale um abraço e um beijinho” (uma das quadras populares imortalizadas nos Lenços Namorar Portugal)

Conheça a história, a simbologia e os dizeres dos Lenços dos Namorados, numa mostra da Coleção Namorar Portugal.

Tradicionais do Minho, estes lenços carregam os sentimentos amorosos duma rapariga em idade de casar, revelados através de variados símbolos amorosos como a fidelidade, a dedicação e a amizade. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso, organizada em parceria com o Município de Vila Verde e a Cooperativa Aliança Artesanal.

Génese:
Lenços Namorar Portugal

Namorar Portugal é a materialização contemporânea de um ícone carismático do artesanato português: o Lenço de Amor ou de Pedido.

Com origem no século XVIII, os Lenços de Amor são panos de linho ou algodão, alegremente bordados, com motivos florais, símbolos amorosos (coração, pássaros a voar, chaves …) e mensagens em quadras num português arcaico, não raras vezes com erros ortográficos, evidenciando a falta de escolaridade das autoras.

Quem os bordava eram raparigas simples dos meios rurais da região do Minho, no norte de Portugal, declarando o seu amor através desta forma de código. Secretamente, faziam chegar o lenço ao amado e se este o usasse em público, ora na lapela, ora ao pescoço, ora ainda preso à cintura, era sinal que o amor era correspondido, começando assim o namoro...

Dezenas são os exemplares extraordinários destes Lenços que chegaram aos nossos dias, traduzindo até fenómenos sociais marcantes como a emigração para o Brasil, registado no início do século XX, que afetou particularmente o Minho: 'Meu Manel bai pró Brasil/ Eu tamém bou no bapor/ guardada no coraçon/ Daquele qué meu Amor'.

A Marca:

Uma tradição tão forte, que expressa sentimentos intemporais chegou pujante aos nossos dias. Um produto cultural, vibrante e inspirador, a ponto de ter gerado uma marca complexa, com efeito 'umbrella', catalisadora da economia e da atividade turística de um dos berços dos Lenços de Amor: o concelho de Vila Verde, situado em pleno coração do Minho.

Em 2008, o Município de Vila Verde registou Namorar Portugal como marca para dar nome a eventos e produtos inspirados nos motivos dos Lenços. Dos mais clássicos aos mais modernos e arrojados, da joalheira ao artesanato, do mobiliário ao têxtil, passando pela indústria agroalimentar, pelo calçado e acessórios de moda, entre muitos outros, são centenas de produtos distintos e diversificados, com vários usos e feitios.

Nesta mostra da Coleção Namorar Portugal poderá partilhar da magia das mensagens de Amor e apreciar um universo variado de produtos que primam pela criatividade e inovação.

Aliança Artesanal:
Entidade responsável pela valorização dos Lenços Namorar Portugal

Desde 1988, a Cooperativa Aliança Artesanal tem a missão de promover e preservar a herança cultural do concelho, os Lenços de Amor, não apenas através da sua reprodução, como ainda no incentivo e apoio à concretização de novas ideias de negócio inspiradas no mesmo.

A cooperativa foi criada, também, com o fundamento de dar emprego a mulheres sem formação nem ocupação profissional, instruindo-as na arte de bordar. Atualmente recebe formandos de vários cursos através de parceiros com entidades de ensino e de formação profissional.

No Espaço Namorar Portugal, localizado no Centro de Dinamização Artesanal, em Vila Verde, é possível encontrar a Coleção Namorar Portugal e em simultâneo, conhecer a história dos Lenços de Amor ou Lenços de Pedido e partilhar da experiência e sabedoria das bordadeiras da Aliança Artesanal que há três décadas que dão vida e forma às mensagens de amor na reprodução destes lenços.

Local:
Centro Cultural Municipal de Vila das Aves
Horário:

Inauguração: 2 de fevereiro, pelas 16h00

Informação adicional:

público geral

entrada gratuita 

Partilhar
ColorAdd Icone