Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Concerto de Ano Novo

13 Janeiro 2019
Concerto de ano novo 1 980 2500

Uma viagem pela música dos séculos XVII e XVIII para celebrar o ano novo


PROGRAMA:

 

J.S. BACH (1685 – 1750)

SUITE PARA ALAÚDE EM DÓ MENOR / BWV 997

Prelúdio 

Alaúde Solo

 

J. B. BARRIÈRE (1707 – 1747)

SONATA Nº 1 EM SI MENOR

Adágio / Allegro

Violoncelo Barroco & Baixo Contínuo

 

D. SCARLATTI (1685 – 1757)

SONATA EM SOL MAIOR K.91  - Grave / Allegro

Traverso & Baixo Contínuo

 

M. R. LALANDE (1657-1726)

NOELS EN TRIO

Symphonie – Ritournelle – Sortons de nos chaumieres – c’es a la venue de noel – or nous dites Marie – à minuit fut fait um revei – carillon

 

JACQUES DE SAINT-LUC (1616 – 1710)

L’ARIVÉE DU PRINCE EUGÈNE;

Allemande –Air – Gigue –Bransle – Chaconne – Ballet

 

1

ALEXANDRE ANDRADE - FLAUTA TRAVERSA

Professor auxiliar do I.S.E.I.T-Viseu, Instituto Piaget (Portugal), professor Convidado da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal da Bahia (Brasil) e prof. de Flauta e Música de Câmara no Conservatório de Música da JOBRA (Portugal). É Licenciado em Ensino de Flauta Transversal (Universidade de Aveiro) em 1995, na casse de Pedro Couto Soares, realizou o Mestrado em Performance na Irlanda (Waterford Institute of Technology) em 1997, tendo estudado música antiga com Rachel Brown. Doutorou-se em Música (Universidade de Aveiro) em 2005, dedicando a sua tese A presença da flauta traversa em Portugal de 1750 A 1850, seu repertório e performance do traverso na 2ª metade do séc. XVIII e 1ª metade do séc. XIX. Em novembro de 2013, no âmbito do programa Erasmus realizou uma master classe e seminário no Real Conervatório Superior de Música de Madrid para as classes de Traverso e Flauta Moderna. Em setembro de 2016, concluiu o Mestrado em Interpretação - Música Antiga - Traverso, na ESMAE (Porto) na classe do prof. Olavo Barros. Também trabalhou em Orquestra Barroca com os professores Pedro Sousa e Silva, Ana Mafalda Castro, Benjamim Chénier e Marco Caccato. Membro fundador dos agrupamentos Ensemble Ars Iberica e Iberian Ensemble tendo realizado concertos e formação na área da Música Antiga em Portugal continental, Açores, Espanha e Brasil.

 

 2

VINÍCIUS PEREZ – ALAÚDE BARROCO

Nasceu no Rio de Janeiro e iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade, tocando guitarra clássica. Depois de terminar seus estudos de guitarra, ele decidiu se concentrar nos instrumentos antigos de cordas beliscadas, com particular ênfase no alaúde. Depois de estudar fontes históricas e literatura específica de alaúde (do início do século XVI até o final do século XVIII), frequentou a prestigiosa Schola Cantorum Basiliensis na classe de Hopkinson Smith, uma das maiores autoridades do mundo em instrumentos de cordas beliscadas. Vinícius Perez se apresenta regularmente como solista e como acompanhador, por exemplo, com a Kammerphilharmonie Graubünden, o Konzert Theater Bern, Renate Steinmann (Zürcher Barockorchester) e o Bach Collegium (Freiburg). Seu primeiro CD solo, "The Galant Lute", é o resultado de sua pesquisa em prática de performance historicamente instruída e do seu desejo de possibilitar que o público moderno experimente o som encantador, galante e colorido do alaúde através de um repertório original e inédito.

 

3

CATARINA SOUSA - CRAVO

Iniciou os seus estudos de piano como autodidacta tendo tido aulas particulares anos mais tarde. Aos 9 anos de idade ingressa na Academia de Música de Vilar do Paraíso onde conclui o 8o grau de piano na classe da professora Anabela Matos bem como o 5o grau de viola d'arco na classe da professora Carina Rocha. Em 2012 inicia a licenciatura em cravo na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART) sob a orientação do professor João Paulo Janeiro, a qual conclui em 2015. Em 2017 concluiu o Mestrado em Interpretação Artística (Curso de Música Antiga CMA) na Escola Superior de Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE/IPP) na classe da professora Ana Mafalda Castro. Em 2018 concluiu o Mestrado em Ensino da Música em Cravo na mesma instituição. Tem vindo a aperfeiçoar-se com profissionais de renome internacional tais como: Ketil Haugsand, Jacques Ogg, Menno van Delft, Laura Puerto Cantalejo, Fernando López Pan, Samuel Maíllo, Chiara Tiboni, António Carrilho, Javier Aguirre, Orlanda Velez Isidro, Antoinette Lohmann, Rafael Bonavita, Katalin Hrivnak e Orlando D'Achille. Tem participado em inúmeros cursos, workshops e masterclasses de música dos quais se destacam: XXVIII Encontros Internacionais de Música da Casa de Mateus, Curso Internacional de Música Antigua de Arija (Espanha), CIMA - Cursos Internacionais de Música Antiga de Castelo Branco (Portugal), Workshops de Reparação de Cravo, Encontro de Violas, Curso de Direcção Coral e Instrumental, entre outros. Foi solista com a orquestra Concerto Ibérico Orquestra Barroca em Junho e Julho de 2014. Participou no coro KoruS – Coro de Câmara dirigido pelo maestro José Carlos Oliveira em 2012. Foi pianista acompanhadora na Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral em Belmonte desde 2013 até 2014. Em 2017 trabalhou como professora substituta de órgão no Conservatório de Guimarães. Tem desenvolvido diversos concertos pedagógicos em escolas destacando-se o Conservatório de Vila do Conde. Participa como cravista e organista (continuísta) na Orquestra Barroca de Mateus, Americantiga e Cappella dei Signori, sobre a direcção de Ricardo Bernardes.

 

DAVID CRUZ - VIOLONCELO

Termina em 2002 a Licenciatura pela Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do violoncelista Paulo Gaio Lima. De 2001 a 2003 é membro da Orquestra de Jovens da União Europeia, realizando concertos em algumas das principais salas de concerto europeias e atua sob a direção de maestros como Sir Colin Davis e Vladimir Ashkenadzy. Continua os seus estudos musicais nos Estados Unidos na Universidade de Indiana, onde estuda com Tsuyoshi Tsutsumi e Janos Starker. Lecciona na String Academy da mesma Universidade como assistente da violoncelista Susan Moses.De 2005 a 2009, foi professor na Escola Profissional de Música de Mirandela, no Instituto Piaget de Mirandela, e na Universidade do Minho.São-lhe dedicadas várias obras, a destacar a obra “Passo Cruzado” (suite para violoncelo solo), pelo compositor polaco Igor Iwanek, estreada no “Boston Portuguese Festival”, em 2012, e a obra “Circumloquios Enrevesados” pelo compositor mexicano Alejandro Castillo, estreada em Agosto de 2009, em Bloomington, EUA.Termina, em Junho de 2014, o Doutoramento em Música na Boston University, sob a direcção dos violoncelistas Michael Reynolds e George Neikrug. Na mesma Universidade trabalha na vertente de quarteto de cordas com Raphaael Hillyer, membro fundador do Quarteto Julliard. Realiza como tese um estudo analítico sobre as obras para violoncelo do compositor Português Fernando Lopes Graça. Na mesma Universidade foi Professor Assistente de Michael Reynolds e foi premiado como membro da Honor Society Phi Kappa Lambda.Na vertente de música antiga, integra como parte dos seus estudos de Doutoramento, estudos na área da interpretação antiga e da performance de violoncelo barroco e viola da Gamba. Trabalha a nível da performance instrumental, violoncelo barroco com Sara Freiburg (Boston Barroque) e viola da gamba com Laura Jeppeson (Boston Baroque). Participa em masterclasses com Phoebe Carrai (Julliard School of Music) e Stanley Ritchie (Indiana University).Realiza concertos concertos a solo e em música de câmara como violoncelista barroco e gambista com agrupamentos como Boston University Barroque ensemble (atuando como solista e sobre a direção de Martin Perlman), ensemble Add Libitum, e a solo com o cravista Frederick Jodry  (Brown University).É atualmente professor de Instrumento, Música de Câmara e Didática Instrumental na Universidade de Aveiro e membro do Suggia String Quartet. Atua regularmente a solo e em música de câmara na Europa e Estados Unidos. Realiza regularmente masterclasses em Portugal, Espanha e EUA.

 

Local:
Átrio do Paços do Concelho (Santo
Partilhar
ColorAdd Icone