Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Apresentação do livro "Escritos 6"

23 Maio 2018
Cmst cartaz escritos 6 1 980 2500

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "ESCRITOS 6"

HOMENAGEM A HORÁCIO BENTO DE GOUVEIA - ESCRITOR, POETA E JORNALISTA 

23 DE MAIO, 21H00

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL DE VILA DAS AVES

 

PROGRAMA:

21H00 - Apresentação do Livro “Escritos 6”

- Breve enquadramento do projeto de Horácio Bento de Gouveia: Nuno Olaio – Programador da Câmara Municipal de Santo Tirso

- Visualização de Imagens | Fotografias do Escritor Ilhéu

- Apresentação da Obra “Escritos 6”: João Rodrigues Oliveira – Conterrâneo do Escritor a da Autora do Livro (Maria de Fátima Gouveia Soares)

- Leitura de excertos das obras de Horácio Bento de Gouveia: António Luís Gouveia Ramos – Bisneto do romancista.

 

"Escritos 6" é a nova compilação das obras de Horácio Bento de Gouveia, escritor, professor, poeta e jornalista. Em jeito de homenagem ao seu pai, falecido a 23 de maio de 1983, Maria de Fátima Gouveia Soares, residente em Santo Tirso há mais de 50 anos, apresenta no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, o livro “Escritos 6”. A obra, agora dada à estampa, faz emergir crónicas, memórias, apontamentos de férias ou de circunstância, recensões e breves ensaios sobre efemérides, usos e costumes, livros, escritores e temas linguísticos, com reconhecido interesse para a História e para a Cultura.

A data foi escolhida para relembrar a passagem do 35º aniversário do falecimento do escritor ilhéu. Horácio Bento de Gouveia nasceu na freguesia de Ponta Delgada, São Vicente, em 5 de setembro de 1901. Estudou na Escola do Pico, em Ponta Delgada, no Liceu do Funchal e na Faculdade de Letras de Lisboa, onde se licenciou em Ciências Históricas e Geográficas, em 1930. A sua vida dedicada às Letras repartiu-se pela produção literária, pela atividade docente e pelo jornalismo, tendo colaborado no semanário Academia Portuguesa entre 1932-1933. Em 1980, foi homenageado pela Câmara Municipal do Funchal, tendo-lhe sido atribuída a Medalha de Ouro da Cidade e dado o seu nome à Escola Preparatória da Cruz de Carvalho, passando a denominar-se Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia. Em outubro do mesmo ano, foi igualmente homenageado pela Câmara Municipal de São Vicente, com uma medalha e uma lápide na sua Casa do Ladrilho, em Ponta Delgada.

Professor e jornalista, quer na Madeira, quer no Continente, o escritor dedicou-se sobretudo ao romance e ao conto, tendo sido autor dos romances Ilhéus (de 1949, posteriormente com o título Canga, em 1975); Lágrimas correndo mundo (1959) e Águas mansas (1972). As suas crónicas foram reunidas nos volumes Páginas de Jornalismo (1933) e Canhenhos da Ilha (1966). Conviveu com John dos Passos e Aquilino Ribeiro, que prefaciou a sua obra Ilhéus.
Veio a falecer a 23 de maio de 1983, no Funchal, devido a problemas cardiovasculares.
Anos mais tarde, a casa onde nasceu veio a ser transformada em Casa-Museu.

As suas obras são agora compiladas e apresentadas pela sua filha, Maria de Fátima Gouveia Soares, Professora Reformada, que lecionou em Santo Tirso. "Escritos 6", é o último volume de um trabalho que cobre 6 décadas de escritos, conferências, entrevistas, notícias, crónicas e folhetins dos mais conhecidos romances do escritor Horácio Bento de Gouveia.

 

Aberta ao público em geral, a apresentação tem entrada gratuita.

Partilhar
ColorAdd Icone