Programa Gravidez Ativa com mais aulas e novo horário pós-laboral
ATIVIDADES AQUÁTICAS NA GRAVIDEZ É UMA DAS NOVIDADES
Depois de ter sido alargado às aulas pós-parto, o programa Gravidez Ativa apresenta mais novidades. Para além de estender as aulas pós-parto a Vila das Aves, avança, agora, com uma aula de atividades aquáticas e com um novo horário pós-laboral.
“Os sucessivos alargamentos do programa são um reflexo do sucesso que tem tido junto das grávidas”, refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, explicando que, “para darmos resposta a vários pedidos, avançámos com uma aula de exercício físico na gravidez em horário pós-laboral, na Fábrica de Santo Thyrso, e outra de exercício pós-parto em Vila das Aves, dando continuidade ao trabalho que já estava a ser feito”.
Para além do Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso e da Junta de Freguesia de Vila das Aves, o programa Gravidez Ativa estende-se, agora, à Piscina Municipal e à Fábrica de Santo Thyrso.
Assim, o programa passa a disponibilizar aulas semanais gratuitas para grávidas, às terças e quintas-feiras, às 11h30, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, às segundas e sextas-feiras, às 11h30, na Junta de Freguesia de Vila das Aves, e às segunda e quartas-feiras, às 18h30, na Fábrica de Santo Thyrso.
Já a Piscina Municipal recebe, às segundas-feiras, às 14h30, a aula de atividades aquáticas na gravidez.
Em relação à atividade pós-parto, para além das aulas no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, às segundas e quartas-feiras, às 16h00, passam também a estar disponíveis aulas na Junta de Freguesia de Vila das Aves, às segundas e sextas-feiras, às 10h30.
A integração das grávidas nas aulas é feita depois de uma avaliação inicial. Nas sessões de exercício físico na gravidez, são realizados exercícios específicos e seguros, quer para a mãe quer para o bebé. Estas atividades são dirigidas a grávidas de todas as idades, procurando melhorar a saúde e o bem-estar geral, reduzir desconfortos comuns da gestação, como dores lombares e insónias, e preparar o corpo para o parto.
Nas aulas pós-parto, o foco é a recuperação física, incluindo fortalecimento muscular, mobilidade, trabalho aeróbico, reforço do pavimento pélvico e relaxamento.
As inscrições para as aulas podem ser feitas presencialmente no balcão do Pavilhão Desportivo Municipal, através da aplicação móvel CM Santo Tirso, ou online através da ligação https://santotirso.sincelo.pt//portal/formulario.php?f=76