“Intermédios. Janela” transforma janelas esquecidas em matéria de criação artística
Conteúdo atualizado em21 de outubro de 2026às 17:14
Passar para o Conteúdo Principal
EXPOSIÇÃO INAUGURA SEXTA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO, PELAS 19H00
O Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) recebe, de 23 de outubro a 24 de janeiro, a exposição “Intermédios. Janela”, da associação NADA NOVO. A inauguração realiza-se no dia 23 de outubro, às 19h00, com entrada gratuita.
A exposição centra-se na recuperação de janelas retiradas dos edifícios, explorando as suas características, os motivos da sua substituição e as histórias que guardam. Através de investigação documental, trabalho de campo e experimentação artística, o projeto dá a conhecer as cores, os materiais, as formas e as texturas destes elementos, refletindo sobre a sua reutilização.
“Intermédios. Janela” integra uma série de ensaios visuais dedicados aos componentes de construção recuperados e ao seu percurso após deixarem de cumprir a função original. O projeto propõe uma reflexão sobre a transformação dos edifícios e a importância de preservar e valorizar materiais que podem ganhar novos usos.
A NADA NOVO é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2023 em Portugal, co-dirigida por Jonny Pugh e Cláudia Escaleira. Promove a reutilização de componentes e materiais de construção, e explora, a nível nacional e internacional, os desafios culturais que esta prática coloca.
Através de uma abordagem transdisciplinar, desenvolve atividades participativas, abertas e inclusivas — como criações artísticas, investigação, publicações, exposições, oficinas teóricas e práticas, construção experimental, formação e colaboração técnica — com foco na reutilização, no contexto da crise climática. Estabelece parcerias e colaborações com diversas instituições locais, nacionais e internacionais da cultura, das artes, da economia social, da indústria e da academia.
A exposição pode ser visitada no MIEC a partir desta sexta-feira, 23 de outubro, até 24 de janeiro, com entrada gratuita.