Câmara investe meio milhão de euros no Parque Ribeirinho Ponte de Pau
Conteúdo atualizado em13 de outubro de 2026às 09:28
Passar para o Conteúdo Principal
OBRA VISA REQUALIFICAR A ZONA ENVOLVENTE AO RIO LEÇA E CRIAR ESPAÇO DE LAZER
O Parque Ribeirinho Ponte de Pau, na Agrela, está a ser construído com um investimento de cerca de meio milhão de euros, que permitirá valorizar uma área de 1,2 hectares junto ao Rio Leça, criando um novo espaço de lazer e contacto com a natureza.
O projeto representa um investimento na valorização do património natural de Santo Tirso e na qualificação do território. Como sublinha o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “queremos que a população possa usufruir do Rio Leça e da sua envolvente em melhores condições, conciliando o lazer com a proteção ambiental”.
O projeto prevê percursos pedonais, zonas de descanso, mobiliário urbano, instalações sanitárias e estacionamento, criando melhores condições para o lazer e a fruição do espaço.
A intervenção inclui a recuperação das margens do Rio Leça, a remoção de espécies invasoras e a plantação de vegetação autóctone, contribuindo para a preservação da biodiversidade local.
Alberto Costa destaca também a importância de “cuidar das margens do Rio Leça, recuperar a vegetação autóctone e preservar a biodiversidade”, conciliando a requalificação do espaço público com a proteção dos valores naturais do concelho.