Câmara assegura prolongamento de horário nas escolas

23 Setembro 2020

MEDIDA REPRESENTA UM INVESTIMENTO DE 253 MIL EUROS E IRÁ BENEFICIAR CERCA DE 900 CRIANÇAS

O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, assinou, esta terça-feira, os protocolos de colaboração com 26 associações de pais e encarregados de educação e duas juntas de freguesia. O objetivo é assegurar o acompanhamento dos alunos do pré-escolar durante o período da manhã e após o termo das atividades letivas.

São cerca de 900 os alunos do pré-escolar que, ao longo do corrente ano letivo, irão usufruir do serviço de prolongamento de horário. A medida implica um investimento da Câmara Municipal de Santo Tirso na ordem dos 253 mil euros e “representa um auxílio importante para os pais, que podem ir trabalhar sabendo que os filhos estão em segurança e têm um acompanhamento adequado ao seu desenvolvimento”, realçou o presidente da autarquia, Alberto Costa, durante a assinatura dos protocolos com as entidades gestoras do prolongamento de horário.

Em causa estão 26 associações de pais e duas juntas de freguesia a quem cabe a contratação de 42 recursos humanos especializados. “Os horários são definidos de acordo com as necessidades de cada estabelecimento de ensino”, explicou o autarca, lembrando que este complemento permite assegurar o acompanhamento das crianças no período da manhã, assim como durante a tarde, após o termo das atividades, bem como durante as interrupções letivas.

A decorrer “numa altura particularmente difícil, face à pandemia da Covid-19”, o ano letivo já arrancou e o “Município tem estado em constante diálogo com as escolas e autoridades de saúde local para garantir que estão reunidas todas as condições para que os alunos possam frequentar os seus estabelecimentos de ensino com toda a segurança”, assegurou, ainda, Alberto Costa.