Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos
FacebookRSSadicionar aos favoritos

Centro de Rastreio

 

TR_15964
 

O Município de Santo Tirso tem em funcionamento dois Centros de Rastreio à Covid-19, para dar resposta à fase de mitigação da pandemia em Portugal e aliviar a pressão sobre os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Um na EB 2,3 de Santo Tirso (Escola S. Rosendo), que funciona, todos os dias da semana, de segunda-feira a domingo, entre as 9h00 e as 17h00, e terá uma capacidade para a realização de 200 testes/dia. E uma segunda unidade localizada no parque de estacionamento do Centro de Saúde de Santo Tirso, numa parceria entre o ACES Santo Tirso/Trofa e a Câmara Municipal de Santo Tirso. A Unidade funciona de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 19h00 e irá realizar 50 testes por dia.

  • Parque de Estacionamento da Estação Ferroviária de Santo Tirso

É OBRIGATÓRIA a apresentação da requisição médica, seja no caso de utentes encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde ou de cidadãos que apresentem prescrição médica emitida por uma instituição de saúde privada. No primeiro caso o teste é gratuito, no segundo, o utente deverá suportar os custos.

Este centro resulta de uma parceria entre o Município de Santo Tirso e o Laboratório Germano de Sousa, sob coordenação da Administração Regional de Saúde do Norte, permite a realização do teste em regime “drive thru”, ou seja, os utentes não necessitam de sair da viatura para fazer a colheita, e também está preparado para receber utentes a pé, por circuitos separados e recolha autónoma. 

A marcação dos testes, obrigatória, pode ser feita através do número 936 559 964 ou do email covid19.santotirso@germanodesousa.com.

  • Parque de Estacionamento do Centro de Saúde de Santo Tirso

A nova Unidade de Rastreio, situada na Rua do Jornal de Santo Tirso, tem capacidade para a realização de 50 testes/dia e será gerida pelo ACES Santo Tirso/Trofa, com o apoio do I3S, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, um consórcio que junta três instituições da Universidade do Porto – Instituto de Biologia Molecular e Celular, Instituto Nacional de Engenharia Biomédica e Instituto de Patologia e Imunologia Molecular.

Por se tratar de utentes obrigatoriamente encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde, os testes serão gratuitos. O modelo de despistagem à doença a funcionar no ACES Santo Tirso/Trofa não permite o teste em regime “drive thru”, no qual é possível fazer a colheita sem sair da viatura.

O teste, feito por marcação do médico de família, terá de ser realizado presencialmente na unidade de rastreio. Na impossibilidade de o utente se deslocar ao centro de despistagem, o ACES Santo Tirso/Trofa vai ter em funcionamento duas equipas, compostas por dois enfermeiros, com capacidade para realizar as colheitas ao domicílio, nomeadamente em lares e outras instituições.

Para mais informações sobre a marcação de testes, deve ser contactado o ACES Santo Tirso/Trofa, através do número 966 560 888 ou do email uc.stirso-trofa@arsnorte.min-saude.pt.

Área Dedicada a doentes com sintomas respiratórios Covid-19 (ADC)

O ACES Santo Tirso/Trofa tem no concelho de Santo Tirso duas áreas dedicadas a estes doentes. Para aceder ao espaço deve ligar para a linha SNS 24 que, se necessário, o irá encaminhar para ser atendido nestes serviços:

- Santo Tirso sede para a área geográfica das USF Ponte Velha, Vilalva, Caldas da Saúde e Veiga do Leça;

- S. Tomé de Negrelos para a área geográfica das USF S. Tomé, Aves Saúde e Nova Saúde

 

Todos os dias das 08h00 às 20h00

Em caso de dúvidas ligue para a Unidade de Saúde em que está inscrito.

Partilhar
ColorAdd Icone