Fotografias de Sérgio Valente em destaque na Biblioteca Municipal

14 Março 2017

EXPOSIÇÃO “UM FOTÓGRAFO NA REVOLUÇÃO” ESTARÁ PATENTE ENTRE 17 DE MARÇO E 15 DE ABRIL

Entre 17 de março e 15 de abril, a Biblioteca Municipal de Santo Tirso recebe a exposição de fotografias “Um fotógrafo na revolução”. Realizada em torno da obra do fotógrafo portuense Sérgio Valente, a exposição retrata, em 40 imagens, aspetos do processo de desenvolvimento e refluxo revolucionário no Porto entre 1974 e 1982. A entrada é gratuita.

A Biblioteca Municipal recebe, entre 17 de março e 15 de abril, a exposição “Um fotógrafo na revolução”. Com base na obra do fotógrafo portuense Sérgio Valente, a mostra retrata, em 40 fotografias, aspetos do processo de desenvolvimento e refluxo revolucionário no Porto, percorrendo os itinerários políticos na cidade até ao ano de 1982 e terminando, com a cobertura pelo fotógrafo, dos trágicos acontecimentos do 1º de maio desse ano, que culminaram na morte dos dois jovens manifestantes em recontros com a Polícia de Intervenção de Lisboa.

A exposição é realizada com o apoio das Edições Afrontamento e a Cooperativa Árvore, tendo origem na publicação do álbum “Sérgio Valente, um fotógrafo na revolução”, com texto de Rui Pereira, investigador no Centro de Estudos Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e prefácio do historiador Manuel Loff. A presente obra e a exposição que a complementa, documentam um vasto número de acontecimentos e seus protagonistas que a objetiva de Sérgio Valente foi captando entre os anos de 1974 e 1982, na cidade do Porto.

Destinada ao público em geral, a iniciativa tem entrada gratuita.