Casa cheia para as primeiras 'Jornadas ELI' na Fábrica de Santo Thyrso

13 Março 2017

INICIATIVA JUNTOU TÉCNICOS DE SAÚDE E INTERVENÇÃO SOCIAL, MÉDICOS E EDUCADORES DE SANTO TIRSO E TROFA

A Fábrica de Santo Thyrso recebeu, na última quarta-feira, 8 de março, a primeira edição das “Jornadas ELI”. Promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Equipa Local de Intervenção Precoce de Santo Tirso e Trofa, a iniciativa reuniu técnicos pluridisciplinares, com o objetivo de esclarecer sobre a intervenção de resposta às crianças com atrasos globais de desenvolvimento.

A Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a ELI-Equipa Local de Intervenção Precoce- Santo Tirso/Trofa, promoveu a primeira edição das “Jornadas ELI”, na Fábrica de Santo Thyrso. Com o objetivo de esclarecer sobre a intervenção de resposta às crianças com atrasos globais de desenvolvimento, a iniciativa reuniu técnicos de intervenção social, educadores, diretores de agrupamentos, médicos e técnicos de saúde dos dois concelhos.
Criada no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância-SNIPI em novembro de 2013, e com sede no ACES Santo Tirso/Trofa, a ELI trata-se de uma resposta que reúne técnicos oriundos do Ministério da Educação, da Saúde e da Segurança Social e que acompanha atualmente 170 crianças de ambos os concelhos.

Supervisionada pela sub-região de saúde do Norte, Centro Distrital do Porto e da Segurança Social e DGESTE, esta equipa atua ao nível da intervenção precoce com crianças dos 0 aos 6 anos de idade, que apresentem necessidades educativas especiais. Atualmente é constituída por um pediatra, três enfermeiras, um assistente social ACES da Trofa, três educadoras, um terapeuta da fala, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional, dois psicólogos e um assistente social.

A ELI estará disponível uma vez por semana, realizando o seu primeiro atendimento no Centro de Saúde de Santo Tirso. Desde a sua criação foram referenciadas à equipa Santo Tirso/Trofa 234 crianças.