Mulheres lideram cargos de chefia na Câmara de Santo Tirso

08 Março 2017

DADOS CONTRARIAM TENDÊNCIA A NÍVEL EUROPEU

Na Câmara Municipal de Santo Tirso, 75,6 por cento dos lugares de chefia são ocupados por mulheres. Um número bem diferente do cenário europeu. Dados recentes do Eurostat referem que apenas 35 por cento das mulheres ocupam cargos de gestão em toda a Europa. “Orgulhámo-nos de, na Câmara de Santo Tirso, defendermos a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres”, realça o presidente da autarquia, Joaquim Couto.

Dos 34 lugares de chefia existentes no quadro da Câmara Municipal de Santo Tirso, 25 são ocupados por mulheres e os restantes nove por homens. No contexto dos restantes colaboradores da autarquia, os números estão equilibrados: 49 por cento são mulheres e 51 por cento são homens.

Os números relativos aos recursos humanos da Câmara de Santo Tirso contrariam os dados estatísticos que todos os anos são divulgados, referentes às desigualdades entre mulheres e homens. Em Portugal, há 3,3 mulheres por cada dez cargos de gestão. E, na União Europeia, existem 7,3 milhões de gestores: 4,7 milhões são homens, apenas os restantes 2,6 milhões são mulheres.

Segundo Joaquim Couto, é importante que Portugal caminhe para que a igualdade de género seja uma realidade. Em Santo Tirso, aponta, “temos vindo a fazer uma reorganização orgânica, defendendo esse princípio. E, a verdade, é que a Câmara tem uma máquina técnica e administrativa de excelência, das melhores do país”.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, que se comemora esta quarta-feira, a autarquia de Santo Tirso lançou uma campanha de outdoors e uma exposição com rostos e histórias de mulheres anónimas do concelho. “O objetivo é, exatamente, chamar a atenção para a igualdade de género. Temos histórias de vida magníficas de mulheres que devem servir de exemplo para todos”, refere.

A exposição «Março, Mês da Mulher» com a imagem e a história de 10 mulheres do concelho estará patente a partir de amanhã, dia 9, no átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso, até ao dia 31 deste mês. Ainda esta quarta-feira, pelas 18h00, a autarquia promove uma sessão de poesia dedicada às mulheres, na confeitaria Moura. As comemorações do Dia Internacional da Mulher estendem-se até ao final do mês, com várias iniciativas.