Escolas de Santo Tirso promovem lanches saudáveis com 'Hinos da Fruta'

14 Fevereiro 2017

INICIATIVA INTEGRA COMPETIÇÃO NACIONAL QUE IRÁ ELEGER OS QUATRO HINOS FINALISTAS DE CADA DISTRITO

Santo Tirso é um dos municípios concorrentes na iniciativa “Hinos da Fruta”, integrante da 6ª edição do projeto “Heróis da Fruta-Lanche Escolar Saudável”. Promovida pela APCOI-Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, a ação contará com a participação de 14 escolas do concelho, que competem a nível nacional. A votação para eleger os 80 hinos finalistas decorre até dia 10 de março, em www.heroisdafruta.com  .

Já está aberta a votação que poderá premiar as escolas de Santo Tirso, entre os 80 hinos finalistas da iniciativa “Hinos da Fruta”. No âmbito da parceria estabelecida para o ano letivo de 2016/2017 entre a Câmara Municipal e a APCOI-Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, integrada no projeto “Heróis da Fruta-Lanche Escolar Saudável”, 14 escolas do concelho concorrem entre mais de 53 mil alunos participantes nesta competição nacional.

Através destes vídeos, apelidados de “Hinos da Fruta”, as crianças partilham, a cantar, as lições que aprenderam ao longo do projeto sobre a importância dos hábitos saudáveis e convidam os adultos a votar no “Hino da Fruta” preferido. A votação já está aberta ao público e decorre até dia 10 de março, no site www.heroisdafruta.com . A votação dos "Hinos da Fruta" vai apurar 80 hinos finalistas a nível nacional, da seguinte forma: os 3 mais votados, bem como o mais partilhado de cada distrito ou região autónoma.

As 14 escolas do concelho participantes nesta iniciativa são o Instituto Nun’Álvres, o Jardim de Infância de Areias, a EB1 da Ramada, a EB1 de Cabanas, o Centro Escolar da Costa, a EB1 da Ribeira, a EB1 de São Martinho, a EB1/JI de Areal, a Escola Básica de São Tomé de Negrelos, a Escola Básica de Tarrio, o Jardim de Infância das Fontainhas, a EB1 da Quelha, a EB1 do Olival e a EB1 da Lage.

Cada voto em qualquer hino da fruta reverte com um donativo para a “Missão 1 Quilo de Ajuda”, um fundo social que permite à APCOI distribuir gratuitamente cabazes semanais nas escolas para apoiar a inclusão de fruta no lanche escolar dos alunos mais carenciados do país. Para além disso, todas as pessoas que votarem nos hinos da fruta ficarão também habilitadas a ganhar prémios: visitas a parques aquáticos, zoológicos, museus, aquários, centros de ciência viva e parques de diversões e ainda uma viagem aos Açores.

“Heróis da Fruta-Lanche Escolar Saudável” é atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional, com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em reeducação alimentar infantil em Portugal: está estatisticamente comprovado que a aplicação deste modelo pedagógico aumenta em pelo menos 42% o consumo da fruta diário das crianças que nele participam.