Câmara distribui títulos de transporte gratuitos

01 Fevereiro 2017

MEDIDA VISA DAR RESPOSTA A SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO SOCIAL E ABRANGE 2150 BENEFICIÁRIOS

É mais uma ação social de continuidade, que a autarquia volta a pôr em prática em 2017. Com o objetivo de dar resposta a situações de exclusão social, a Câmara Municipal de Santo Tirso vai atribuir títulos gratuitos dos Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST). A medida, aprovada por unanimidade em reunião de Câmara na última quinta-feira, abrange 2150 beneficiários do concelho.

Foi aprovada por unanimidade, em reunião de Câmara da última quinta-feira, a proposta do executivo municipal para a atribuição gratuita de títulos dos Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST), distribuídos à população do concelho socialmente mais vulnerável.

Esta é uma medida que abrange já 2150 munícipes, um número que quase duplicou em relação a 2013. “É uma medida que se integra na nossa aposta na área da Coesão Social, e à qual queremos dar continuidade. Este apoio permite continuar a dar resposta a algumas situações de exclusão social no concelho, e contribui, simultaneamente, para o envelhecimento ativo da população de Santo Tirso, porque promove a mobilidade e o acesso a um conjunto de serviços e atividades que, porventura de outra forma, estes beneficiários não usufruiriam”, explica o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto.

Esta medida destina-se a pessoas portadoras de deficiência com pelo menos 60 por cento de incapacidade, aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção e aos utentes do Cartão +Vida (maiores de 60 anos).

Dos 2150 beneficiários desta ação, posta em prática pelo executivo municipal, cerca de 1500 são seniores (Cartão +Vida), 600 são pessoas carenciadas e 50 são pessoas portadoras de deficiência.