'Natal na Praça' anima Praça do Município de Santo Tirso

13 Dezembro 2016

ABERTURA TEM LUGAR ESTA SEXTA-FEIRA, 16 DE DEZEMBRO, PELAS 14H00

Natal em Santo Tirso é sinónimo de muitos momentos de alegria e diversão, para miúdos e graúdos. Entre 16 de dezembro e 1 de janeiro, a Câmara Municipal volta a promover o “Natal na Praça”, uma iniciativa gratuita que este ano conta com ateliês, teatro, cinema e horas do conto.

Em colaboração com diversas instituições do concelho, a Câmara Municipal de Santo Tirso volta a trazer o espírito natalício à Praça 25 de Abril, com uma nova edição do “Natal na Praça”. A abertura oficial das atividades está marcada para o dia 16 de dezembro, pelas 14h00, e trará à cidade uma época festiva cheia de cor e animação.

Até dia 1 de janeiro, miúdos e graúdos vão poder usufruir de um vasto conjunto de atividades gratuitas. O brilho e a diversão garantem acelerar o coração dos mais pequenos para um encontro com o convidado mais especial desta festa: o Pai Natal. A Casa do Pai Natal estará aberta a todos os que queiram conhecer o senhor das barbas brancas, um espaço que é um verdadeiro mundo de sonho, cheio de presentes e histórias, onde todos poderão pedir desejos de Natal e tirar fotografias, para mais tarde recordar.

No “Natal na Praça” também não faltarão os doces típicos desta época festiva. Na “Cozinha da Maria”, crianças e adultos são convidados a cheirar, confecionar e provar, bem como a aprender e experimentar alguns “truques” sobre gastronomia e decorações de Natal.

Mas há muito mais para descobrir! O Pátio das Oficinas convida os mais pequenos a pôr mãos à obra, num espaço onde poderão brincar, desenhar, construir e pôr a imaginação a funcionar, com a promessa de que muitas surpresas podem acontecer! E como Natal sem música não é Natal, o Cantinho dos Reis Magos junta às diferentes atrações um conjunto de várias atividades, que passam não só pelas canções, mas também pela dança, cinema, teatro, magia e ilusionismo.

Para os mais aventureiros, haverá especialmente uma zona de Recreio, o espaço ideal para muitas travessuras, com insufláveis para saltos gigantescos, e outras surpresas.

Este ano, o ambiente natalício de Santo Tirso estará ainda representado numa Cascata de Natal. Os visitantes são convidados a conhecer de perto os edifícios emblemáticos da cidade, retratados em miniatura, que aludem à grandiosa paisagem que a cidade tem para oferecer.

Paralelamente ao “Natal na Praça”, continua patente a XI edição da Exposição Internacional de Presépios, numa parceria da Câmara Municipal com a Confraria do Caco, que estará patente ao público na Galeria Átrio, nos Paços do Concelho, até dia 2 de janeiro. Ao todo, são cerca de 200 presépios alusivos a todo o território nacional, concebidos a partir de diferentes materiais e com recurso a múltiplas técnicas.

Outro ponto de interesse neste Natal é o pinheiro de 14 metros colocado na Praça 25 de abril, que se junta às iluminações festivas estendidas pelas 18 artérias da cidade. Ao todo, são mais de 650 mil lâmpadas led que dão brilho ao Natal de Santo Tirso.

No dia de arranque do “Natal na Praça”, todas as atrações natalícias funcionarão entre as 14h00 e as 19h00. De 17 a 23 de dezembro e de 26 a 30 de dezembro, as diferentes atividades terão lugar entre as 10h00 e as 19h00. Na véspera de Natal, os locais mágicos estarão ao dispor dos visitantes entre as 10h00 e as 16h00, estando encerrados no dia de Natal. No último dia do ano, o “Natal na Praça” funcionará entre as 10h00 e as 16h00. O evento abre 2017 com muita animação, com atividades a decorrer entre as 14h00 e as 19h00.