Alfa Pendular aumentou em 45 por cento número de passageiros em Santo Tirso

29 Novembro 2016

Entre 1 de maio e 31 de outubro, o número de passageiros com entrada ou saída em Santo Tirso aumentou 45 por cento, relativamente ao mesmo período do ano passado. Os dados são avançados pela CP – Comboios de Portugal, referentes à passagem do Alfa Pendular e Intercidades na ligação Lisboa/Guimarães e Guimarães/Lisboa, com paragem no concelho.

Passou pela primeira vez em Santo Tirso a 1 de maio, e até ao último dia de outubro já fez do Município um local de entrada e saída de alguns milhares de passageiros. Segundo dados estatísticos da CP–Comboios de Portugal, desde o início de passagem do Alfa Pendular por Santo Tirso, o número de viajantes que partem ou chegam à cidade aumentou 45 por cento, comparativamente com o mesmo período do ano anterior.

“É um número muito positivo e que vem confirmar as expetativas que tínhamos quando lutámos pela passagem do Alfa Pendular no concelho. Assumimos a melhoria da qualidade de transportes na região e sub-região do Vale do Ave como um compromisso eleitoral, e os resultados com este serviço, em apenas seis meses, comprovam a melhoria na mobilidade da população e tudo o que daí advém”, congratula-se o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto.

Para Joaquim Couto, o alargamento pela CP do serviço Alfa Pendular à Linha de Guimarães, com passagem por Santo Tirso, só tem trazido vantagens para a região: “Esta ligação beneficia muito o tecido empresarial sedeado no concelho, nomeadamente nas suas deslocações em negócios”.

“Somos um Município estrategicamente bem localizado, que para além das auto-estradas que o servem, da proximidade ao aeroporto do Porto e ao porto de Leixões, tem agora ligação ferroviária direta à capital do país”, acrescenta. O impacto na economia local, nomeadamente ao nível do turismo, é outra das mais-valias apontadas pelo autarca.

De acordo com o presidente da Câmara, a vontade política de transformar e melhorar os transportes na região não ficará por aqui. Uma das ideias passa por melhorar o interface entre as estações de comboios e os transportes rodoviários que servem os municípios de Santo Tirso, Guimarães e Famalicão.

O Alfa Pendular sai da estação de Santa Apolónia, todos os dias, às 8h00, pára em Santo Tirso pelas 11h30, e chega a Guimarães às 11h53. No sentido inverso, parte de Guimarães às 16h55, pára em Santo Tirso às 17h19 e chega a Lisboa, Santa Apolónia, às 20h40.

Relativamente aos preços dos bilhetes, uma viagem entre Lisboa e Santo Tirso custa 45,50 euros em classe, conforto e 31,80 euros em classe turística. Se forem adquiridos uma semana antes, podem ficar por 27,50 euros (conforto) e 19,50 (turística).