Câmara assinala Dia Internacional das Cidades Educadoras

29 Novembro 2016

CERIMÓNIA TERÁ LUGAR NO DIA 30 DE NOVEMBRO, PELAS 15H00, NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

Na data em que se assinala o Dia Internacional das Cidades Educadoras, a Câmara Municipal de Santo Tirso promove uma cerimónia de entrega de certificados de participação e mostra de trabalhos, dos alunos do concelho participantes no projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”. A iniciativa tem lugar na Fábrica de Santo Thyrso, pelas 15h00.

A Fábrica de Santo Thyrso será palco da cerimónia promovida pela Câmara Municipal, no âmbito da comemoração do Dia Internacional das Cidades Educadoras. A iniciativa, que decorre no dia 30 de novembro, pelas 15h00, integrará uma divulgação/mostra dos trabalhos dos alunos do concelho participantes no projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”, bem como a entrega de certificados de participação.

A iniciativa surge do desafio lançado pela Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (AICE) a todos os seus municípios, para a promoção de iniciativas/atividades que refletissem e evidenciassem os princípios presentes na “Carta das Cidades Educadoras”. Um compromisso também assumido pela autarquia, que integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 2010.

“A aposta da Câmara Municipal na área da educação financeira é um exemplo do comprometimento assumido pelo município em afirmar-se como uma cidade cada vez mais inclusiva e inovadora. É fundamental promover o trabalho em rede, a partilha de informação para beneficiar das aprendizagens e experiências proporcionadas por outros parceiros. Santo Tirso é uma Cidade Educadora, e tem conseguido desenvolver as suas potencialidades educativas e reafirmar esse compromisso. Esta cerimónia honra o mérito da comunidade escolar envolvida nesse esforço”, explica o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto.

Ao todo, serão cerca de 210 os participantes nesta cerimónia: 176 alunos e nove professores das turmas envolvidas, bem como a Direção dos Agrupamentos de Escolas Tomaz Pelayo e de São Martinho, as Associações de Pais das sete escolas envolvidas e um representante da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

As escolas participantes terão oportunidade de apresentar os seus trabalhos, bem como testemunhar a sua experiência, através da intervenção dos professores e alunos distinguidos com o 1º prémio na categoria de 1º ciclo.