Câmara aposta na prevenção e sensibilização da Diabetes

15 Novembro 2016

INICIATIVA INTEGRADA NO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTO TIRSO

O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves juntou, na passada segunda-feira, 130 seniores do concelho para assinalar o Dia Mundial da Diabetes. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde de Santo Tirso e o Hospital de Santo Tirso, contou com uma aula de defesa pessoal e um showcooking, com vista à sensibilização para hábitos de vida saudáveis.

“O Plano Municipal de Saúde é uma ferramenta excelente, de carácter municipal, agregadora dos vários interesses e das várias instituições ligadas à saúde em geral. A Câmara coordena este Plano procurando, obviamente, ter um melhor serviço para a população, promovendo a saúde, e, nos casos em que há doença, ajudando a curar a doença”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, no final da iniciativa, aos jornalistas.

Segundo o autarca, o Município dispõe de condições naturais e vários espaços ao ar livre e indoor, “para que a população pratique exercício físico”. Além do mais, acrescentou, “a Câmara dispõe de vários programas gratuitos, para as várias faixas etárias, que promovem hábitos de vida saudáveis”.

Foram, exatamente, alguns dos que participam no programa Santo Tirso Ativo – Desporto Sénior, cerca de 130 seniores, que assinalaram o Dia Mundial da Diabetes, no passado dia 14 de novembro. O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves foi o palco de um programa composto por diferentes atividades, numa iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde de Santo Tirso e o Hospital de Santo Tirso.

Os seniores participantes tiveram uma aula de defesa pessoal dada pelo Mestre Joaquim Fernandes, seguida de um showcooking com a Masterchef Lígia Santos, onde aprenderam a confecionar refeições saudáveis.

Inserida no Plano Municipal de Saúde, a iniciativa teve como objetivo incentivar à prática de hábitos de vida saudáveis, nas áreas da atividade física e da alimentação, incluindo várias dicas dos nutricionistas presentes.