Santo Tirso é 'Município Amigo do Desporto'

15 Novembro 2016

CONCELHO É UM DOS PRIMEIROS A NÍVEL NACIONAL A RECEBER O TÍTULO

Santo Tirso é um dos primeiros concelhos portugueses a receber o título de “Município Amigo do Desporto”, criado pela primeira vez a nível nacional pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (Apogesd). As instalações e os eventos desportivos no concelho, bem como as preocupações e as práticas do desporto solidários são alguns dos critérios de ponderação na atribuição do prémio.

“É um orgulho ser um dos primeiros municípios a nível nacional a receber este galardão”, reagiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, recordando a dinâmica que a autarquia tem criado nesta área.

Para além de equipamentos desportivos de excelência, como o Pavilhão Municipal de Santo Tirso ou o Parque Desportivo Municipal da Rabada – inaugurado em julho de 2015 –, a Câmara de Santo Tirso tem apostado na realização de programas desportivos transversais a todas as faixas etárias. Iniciativas como o corta-mato concelhio interescolas, as manhãs desportivas nas férias letivas, o Santo Tirso Ativo – Desporto Sénior, as caminhadas pela natureza ou o Up Tirso – aulas de ginástica ao ar livre, todas gratuitas, são alguns dos exemplos práticos.

Segundo Joaquim Couto, “tem havido a preocupação em criar programas que incentivem a prática do exercício físico, enquanto sinónimo de hábitos de vida saudável”, abrangendo crianças, jovens, adultos e seniores.

A par destas iniciativas, a autarquia de Santo Tirso tem ainda promovido uma série de eventos desportivos, com o objetivo de potenciar o concelho ao nível do desporto, como são os casos do Santo Tirso Ultra Trail, do Campeonato do Mundo de Trial, do Rali de Santo Tirso e o Torneio Internacional de Karaté.

Outro dos parâmetros analisados para a atribuição do galardão “Município Amigo do Desporto” são as parcerias existentes. E neste campo, realça o presidente da Câmara, Santo Tirso também tem trabalho no terreno: “Temos trabalhado com todas as associações locais”.

Uma das mais recentes medidas tomadas pela autarquia foi, exatamente, a criação de um Regulamento Municipal de Patrocínio Desportivo a Atletas de Alto Rendimento, de forma a apoiar os atletas do concelho com um distinto grau de excelência, reconhecendo o seu papel enquanto veículos de promoção do Desporto e de elevado interesse municipal.

“O Desporto assume hoje em dia um papel fundamental na sociedade civil, sendo um forte veículo de transmissão de valores e princípios e contribuindo para a educação e formação geral das crianças e jovens”, salienta Joaquim Couto.

A entrega do galardão “Município Amigo do Desporto” irá ser oficializada na próxima quinta-feira, 17 de novembro, numa cerimónia da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto. O objetivo deste prémio é reconhecer o valor desportivo, ambiental e solidário de organizações, instalações, eventos e programas desportivos implementados nos municípios portugueses. O projeto assume-se como uma rede de partilha que privilegia a monitorização, o reconhecimento e a divulgação de boas práticas no âmbito municipal do desenvolvimento desportivo em Portugal.