Câmara cria medidas de apoio a atletas de alto rendimento de Santo Tirso

31 Outubro 2016

AUTARQUIA É UM DOS POUCOS MUNICÍPIOS A CRIAR REGULAMENTO MUNICIPAL DE PATROCÍNIO DESPORTIVO

Pela primeira vez, Santo Tirso vai ter um Regulamento Municipal de Patrocínio Desportivo a Atletas de Alto Rendimento. A medida visa apoiar os atletas do concelho com um distinto grau de excelência, reconhecendo o seu papel enquanto veículos de promoção do Desporto e de elevado interesse municipal.

“O Desporto assume hoje em dia um papel fundamental na sociedade civil, sendo um forte veículo de transmissão de valores e princípios e contribuindo para a educação e formação geral das crianças e jovens”, realça o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Consciente desta realidade, e por isso considerar que existe a necessidade de construir uma nova estratégia de apoio aos atletas de Alto Rendimento, o autarca justificou o arranque desta medida: “Pelas suas conquistas, estes atletas elevam o nome do Município e do país, razões mais do que válidas para que sejam criadas as condições para continuarem a desenvolver a sua atividade desportiva e para que, a médio e longo prazo, se desenvolvam jovens talentos”.

A ser implementado pela primeira vez em Santo Tirso, o Regulamento Municipal de Patrocínio Desportivo a Atletas de Alto Rendimento visa fomentar o desenvolvimento da prática desportiva, apoiar a participação de desportistas do concelho nas competições nacionais e internacionais, reconhecendo o papel dos atletas de alto rendimento enquanto veículos de promoção do Desporto e dos valores associados ao mesmo.

O patrocínio a atletas de Alto Rendimento destina-se, exclusivamente, a atletas naturais ou residentes no concelho de Santo Tirso, não profissionais, que participem em competições ao mais alto nível desportivo nacional e internacional. No seguimento deste Regulamento, a Câmara Municipal atribuirá um apoio financeiro, logístico ou técnico, no valor máximo de 1500 euros por atleta e por época desportiva.

A abertura do procedimento para a definição deste regulamento foi aprovado na passada quinta-feira em reunião do executivo camarário, devendo ser colocado à discussão pública durantes o mês de novembro.