Biblioteca Municipal recebe Workshop de Escrita Criativa

05 Setembro 2016

INICIATIVA É GRATUITA E DECORRE NO DIA 10 DE SETEMBRO, PELAS 15H00

No próximo dia 10 de setembro, a Câmara de Santo Tirso promove um Workshop de Escrita Criativa, orientado por Rui Ramos. A iniciativa tem lugar pelas 15h00, na Biblioteca Municipal, onde os participantes serão convidados a criar uma história em equipa e desenvolver a sua imaginação e capacidade criativa.

No âmbito do Dia Mundial da Literacia, que se comemora a 8 de setembro, a Câmara Municipal de Santo Tirso convida a população a passar as ideias para o papel, através de um Workshop de Escrita Criativa. A iniciativa, que terá lugar na Biblioteca Municipal, decorre no dia 10 de setembro, pelas 15h00, e contará com a orientação de Rui Ramos.

Neste workshop, os participantes são convidados a criar uma história em equipa, ora com os pais ou outros familiares, e assim desenvolverem a sua imaginação e capacidade criativa. Por outro lado, a iniciativa pretende igualmente fortalecer os laços familiares numa atividade lúdica, estimulando o trabalho em equipa.

Através de uma metodologia que inclui a realização de exercícios de escrita criativa, criação de universos fictícios e personagens, a estruturação de um conto, mas também a apresentação de vários exemplos de universos de fantasia – utilizando, entre outros, o “Dicionário dos Lugares Imaginários” de Alberto Manguel e Gianni Guadalupi – os participantes serão, depois, desafiados a escrever um pequeno conto.

Natural do Porto, Rui Ramos é Mestre e Doutor em Geologia, tendo-se dedicado durante 12 anos à investigação científica na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Em paralelo, formou-se nas áreas da escrita criativa, da banda desenhada, do canto coral e da narração oral. Em 2012, criou o “Baú do Contador”, projeto pessoal direcionado para a narração oral e formação nas áreas da ilustração e banda desenhada, escrita criativa e narração oral.

O Dia Mundial da Literacia foi criado pela UNESCO em 1965 e celebrado pela primeira vez em 1966, tendo como objetivo salientar a importância da literacia na vida das pessoas e das sociedades. Segundo definição da UNESCO, “literacia é a capacidade para identificar, compreender, interpretar, criar, comunicar e usar as novas tecnologias, de acordo com os diversos contextos”.

A participação no workshop é gratuita mas sujeita a inscrição prévia, através do e-mail biblioteca@cm-stirso.pt ou do telefone 252833428 .