Alunos de Santo Tirso usufruem de bolsa de apoio ao Ensino Superior

02 Agosto 2016

MEDIDA IMPLEMENTADA PELA CÂMARA MUNICIPAL

O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, recebeu os 10 alunos que usufruíram de bolsa de estudo para o ensino superior no ano letivo 2015/2016. O investimento, continuará a ser um dos fortes apoios da autarquia às famílias carenciadas, na área da educação.

“Fundamentais” e “preponderantes”. Foi assim que os 10 alunos contemplados com bolsa de estudo no ensino superior em 2015 classificaram esta medida da autarquia. Na receção a estes jovens, o Joaquim Couto realçou que esta é uma medida “para manter” e que está em linha “com o esforço feito pela Câmara Municipal, desde 2013, em criar as melhores condições para os alunos que frequentam os diferentes graus de ensino”. “É importante que estes jovens continuem a valorizar-se pessoal e academicamente”, argumentou.

Para Luís Arcipreste, estudante do primeiro ano de Engenharia Química, este apoio foi fundamental. “Esta medida ajudou particularmente os meus pais, tirou-lhes peso financeiro da minha estadia na faculdade. Muitos jovens como eu têm o sonho de entrar na faculdade, impedido muitas vezes pelas dificuldades financeiras. Esta bolsa pode ser o grande empurrão para essa entrada, para mim foi preponderante”.

Rafaela Teixeira estuda Biologia Marinha no Algarve, distância que ficou encurtada graças à ajuda municipal. “Dado que estou muito longe de casa, e quase não via os meus pais, este apoio permitiu-me vê-los pelo menos uma vez por mês, para além de outras vantagens, como conseguir alimentar-me melhor. Estávamos numa situação financeira apertada com a minha frequência na faculdade, e este apoio tornou tudo bem melhor. Acho que medidas como esta são muito importantes para o nosso futuro”, elogiou.

Para Joaquim Couto, a condição económica não pode ser um fator de exclusão no acesso à formação. “Desde o início do mandato que temos vindo a pôr em prática um conjunto de medidas na área da educação, com vista a apoiar as famílias mais carenciadas e aqueles que mais têm sido atingidos pela crise no país. Estas bolsas de estudo podem ser muito importantes e mesmo decisivas no acesso de um aluno ao Ensino Superior, e queremos continuar a manter esse apoio”, enfatizou.

Concluído o ano letivo, estes 10 jovens poderão continuar a usufruir da bolsa de estudo no próximo ano, caso preencham os requisitos do regulamento. Nesta fase, haverá ainda uma nova candidatura para mais 10 jovens do Município candidatos à Universidade, que serão beneficiados no ano letivo 2016/2017.