Câmara incentiva empreendedorismo

14 Julho 2016

A Fábrica de Santo Thyrso recebeu na última quinta-feira, 14 de julho, a sessão de apresentação dos trabalhos finais desenvolvidos no âmbito do projeto Mentes Empreendedoras.

Implementado pelo segundo ano consecutivo nas escolas do concelho, abrangendo alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, o projeto Mentes Empreendedoras pretende capacitar os jovens do concelho nas áreas da iniciativa própria e da formação cívica.

Os projetos, apresentados no auditório do centro de Empresas e Inovação, refletem o trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano por quatro grupos de alunos da escola D.Dinis, escola Profissional Conde S. Bento e Oficina, escola profissional do INA. Os alunos apresentaram trabalhos no âmbito do apoio escolar, apoio à integração, ajuda a animais abandonados e combate à desigualdade de género.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso “este projeto faz parte de um conjunto de políticas municipais mais abrangente que estimula a participação cívica e cuja finalidade é chamar os jovens para causa pública”.

Joaquim Couto destacou ainda o caráter solidário dos projetos apresentados. “É de notar que os trabalhos aqui apresentados, sendo projetos empreendedores, no sentido em que resultam da iniciativa destes jovens, são projetos virados para a vivência em comunidade e para o bem comum. Mais do que pelos resultados concretos, este projeto vale pelo facto de, efetivamente, conseguir despertar as mentes destes jovens para os que os rodeia, mostrando-lhes que são capazes de ter uma voz ativa não só na sua vida e também na sociedade”, referiu.