Câmara dá nome de Sara Moreira a Parque Municipal

15 Julho 2016

HOMENAGEM À ATLETA PELOS FEITOS DESPORTIVOS ALCANÇADOS

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, anunciou que irá atribuir o nome de Sara Moreira a um parque municipal. “O Parque Urbano da Rabada irá passar a chamar-se Parque Municipal Sara Moreira”, revelou, na receção à atleta que decorreu esta sexta-feira nos Paços do Concelho. Segundo o autarca, “trata-se de uma justa homenagem, pelos feitos desportivos que tanto têm projetado o Município de Santo Tirso além fronteiras”.

Numa cerimónia que pretendeu homenagear a atleta pela vitória alcançada na meia maratona no Campeonato da Europa que decorreu em Amesterdão, o presidente da Câmara de Santo Tirso recebeu Sara Moreira nos Paços do Concelho. Joaquim Couto felicitou a atleta, considerando tratar-se “de um orgulho” para Santo Tirso assistir às suas vitórias desportivas.

“A Sara Moreira nunca negou as suas origens, a sua freguesia e o seu concelho. Por isso, é, sem dúvida, uma grande embaixadora do Município em todo o mundo”, enalteceu.

A atribuição do nome de Sara Moreira ao Parque Urbano da Rabada, de acordo com Joaquim Couto, surgiu quando acompanhou a atleta do Sporting Clube de Portugal, de Lisboa para o Porto, após a condecoração que recebeu do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa: “Vínhamos a falar sobre o facto da Sara utilizar o Parque Urbano da Rabada para alguns dos seus treinos. Nessa altura, pareceu-me mais do que adequado, já que aquele espaço tem uma componente ligada ao desporto, atribuir o nome de Parque Municipal Sara Moreira”.

A notícia foi recebida com particular agrado pela atleta: “Sempre fiz questão de falar das minhas origens. É um grande orgulho sentir esta homenagem por parte da Câmara de Santo Tirso, na pessoa do seu presidente”.

Na cerimónia, que contou ainda com a presença do vereador do Desporto, José Pedro Machado, e do marido e filho da atleta, Joaquim Couto entregou uma peça cristal com a gravação do título de campeã europeia da meia maratona a Sara Moreira, desejando os maiores sucessos para a participação da atleta nos Jogos Olímpicos.