Biblioteca Municipal assinala Dia Internacional dos Arquivos

06 Junho 2016

FORMAÇÃO SOBRE ENCADERNAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE LIVROS DECORRE A 9 DE JUNHO

No âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, que se assinala no próximo dia 9 de junho, a Câmara Municipal de Santo Tirso promove uma formação sobre encadernação e preservação de livros. A iniciativa tem lugar na Biblioteca Municipal e será orientada por Domingos Girão, um dos poucos artistas que cultivam esta prática.

No próximo dia 9 de junho, data em que se assinala o Dia Internacional dos Arquivos, a Biblioteca Municipal recebe uma formação sobre encadernação e preservação de livros, promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso. A iniciativa terá duas sessões, a primeira das 10h00 às 12h30 e a segunda das 14h00 às 17h00.

Neste curso serão abordados diferentes aspetos inerentes ao processo de encadernação e preservação de livros, desde a nomenclatura aos géneros de encadernação, passando pela conservação, planos de emergência, materiais de encadernação, mas também de douramento. Haverá ainda um período de discussão e esclarecimentos sobre o processo de encadernação e preservação de livros.

A ação será orientada por Domingos Girão, um dos poucos artistas e artífices que cultivam a encadernação artística. Natural de Arzila, Coimbra, Domingos Girão iniciou-se na arte de encadernar nas Oficinas Gráficas da Coimbra Editora, em 1968, tendo desempenhado várias funções nesta arte, nomeadamente na Tipografia Borges e na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral, mas sujeita a inscrição prévia na Biblioteca Municipal.