Câmara inicia obras de reparação no cemitério de Fontiscos

23 Maio 2016

INVESTIMENTO RONDA OS 96 MIL EUROS

A Câmara Municipal de Santo Tirso arrancou com obras de manutenção e reparação no Cemitério de S. Bartolomeu de Fontiscos. Os trabalhos incluem a reposição dos pavimentos das zonas de circulação pedonal e a beneficiação da capela mortuária, num investimento perto dos 96 mil euros.

Trata-se de uma intervenção importante e aguardada pela população. A intervenção no cemitério de S. Bartolomeu de Fontiscos prevê a reparação e pintura de todos os muros de vedação e suporte do recinto, bem como dos muros existentes no interior do cemitério. Beneficiada será também a capela mortuária, com intervenções nos revestimentos exteriores e interiores (paredes e tetos), o envernizamento do soalho e o tratamento da porta do edifício.

O investimento permitirá a reparação e limpeza dos muros em betão que delimitam as áreas de sepultamento, assim como a cobertura das instalações sanitárias/casa do guarda e pintura dos revestimentos exteriores e interiores.

Em foco estará também o levantamento e reposição de quase totalidade dos pavimentos das zonas de circulação pedonal, em pedra de chão, no interior do cemitério. A intervenção, aguardada pela população, já que os pavimentos se encontram bastante deformados e condicionam a boa passagem no local.

Entre os trabalhos a executar, a Câmara Municipal de Santo Tirso tem também prevista a pintura das paredes exteriores dos jazigos da capela, a reparação, afinação e pintura dos portões em ferro e o alargamento das caldeiras das árvores existentes no alçado sul, que estão a danificar os pavimentos.

A requalificação do Cemitério de S. Bartolomeu de Fontiscos já arrancou e estima-se que as obras estejam concluídas no prazo de cerca de quatro meses.