Rali de Santo Tirso com novo percurso

22 Abril 2016

PROVA INSERE-SE NO CAMPEONATO DE RALIS DO NORTE E DECORRE A 29 E 30 DE ABRIL

O Rali de Santo Tirso, segunda prova do Campeonato Regional de Ralis do Norte e Troféu Regional Norte/CIN, realiza-se este ano a 29 e 30 de abril. Promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com o Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST), a edição deste ano conta com várias novidades.

A Câmara Municipal de Santo Tirso, principal patrocinador da prova, continua a ser o centro nevrálgico, com as partidas/chegadas e neutralizações a decorrerem na Praça 25 de Abril. Já o parque de assistência passa, nesta edição, para o Parque Urbano da Rabada, em Burgães.

Para o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, “o Rali de Santo Tirso é, sem dúvida, um marco importante no programa desportivo do Município. A super-especial, na sexta-feira à noite, tem ganho cada vez mais entusiastas, e esperamos poder contar, este ano, com casa cheia”. Acrescentando que “esta é uma prova que tem vindo a crescer de uma forma muito consolidada” e que a expectativa é que “não só cada vez mais pessoas possam desfrutar do espetáculo, como também aproveitar para conhecer o concelho.

Joaquim Couto realça ainda que “para além da componente desportiva, é também muito importante a dinamização que este tipo de eventos traz à economia local”.

Carlos Guimarães, presidente do CAST, realça o esforço em apresentar "um traçado revisto, que sem ser de todo uma novidade, sofreu alterações importantes em relação às edições anteriores, em função do feedback do público”.

Em relação aos troços, a super-especial, de sexta-feira feira à noite, irá apresentar um novo local de partida na periferia da cidade, bem como uma extensão para uma nova rotunda na Avenida de Sousa Cruz. Mantém-se, no entanto, a passagem para a outra margem do Rio Ave e para a Avenida em frente ao Museu Abade Pedrosa, com o jardim do parque D. Maria II a servir de bancada natural para o público, como vem sendo habitual.

No sábado, dia da segunda etapa, o troço da serra será substituído pela classificativa “Mourinha/Hortal”, com a particularidade deste traçado recuperar a passagem pelo "stop" em Cabanas, como acontecia nos anos 90. O troço “Assunção/Valinhas” é similar ao utilizado nas edições anteriores, mas inverte o sentido ao passar a subir a EN319 e descer pelo lado de Valinhas.

No mesmo dia, pelas 16h00, os vencedores subirão ao pódio para a entrega de prémios. O programa completo pode ser consultado em www.cm-stirso.pt .