Edição do Mimar aposta em atividades sobre história do concelho

25 Março 2016
PROGRAMA DE PÁSCOA CONTA COM VÁRIAS NOVIDADES

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, e a vereadora da Educação, Ana Maria Ferreira, visitaram na passada quarta-feira uma das atividades que integram o Programa Mimar. Levada a cabo pela autarquia para os alunos do 1º ciclo das escolas do concelho, a edição de Páscoa decorre até esta sexta-feira, 1 de abril, e traz algumas novidades.

A visita teve lugar no antigo edifício da junta de Freguesia de S. Miguel do Couto, no decurso de uma das atividades que integram o Programa Mimar Páscoa. Durante a tarde, os alunos do 1º Ciclo das escolas do concelho, inscritos no programa, puderam participar na oficina “Nossa Terra e Nossa Gente”, uma das novidades que marcam esta edição.

Com o objetivo de dar a conhecer aos alunos a história do Município, a atividade debruçou-se sobre parte da história de S. Rosendo em Santo Tirso, através da leitura de um livro de Maria José Meireles, que terminou com uma visita à Igreja de S. Miguel do Couto, ao Largo da Turbina e à Calçada Romana.

O programa surge com o objetivo de fomentar nas crianças o gosto pela sua terra. “Todos os anos o Programa Mimar tem atividades diferentes, e este ano a Câmara Municipal procurou introduzir um programa de conhecimento do património, com visitas pelo concelho, e incentivar as crianças ao gosto pelo conhecimento da sua história e das raízes da sua terra. Foi isso que se fez hoje, com uma representação simbólica e simplista do São Rosendo”, explicou aos jornalistas o presidente da Câmara, Joaquim Couto, no final da visita.

Ao todo, cerca de 600 alunos do 1º Ciclo estão abrangidos por esta medida, que visa ocupar os tempos livres das crianças durante as interrupções letivas. “Procuramos, cada vez mais, diferenciar o Programa Mimar daquilo que é o tempo escolar, para que as crianças percebam que o tempo que passam aqui não é um tempo de escola”, acrescentou o autarca.

De forma a divulgar a história local, as oficinas continuarão em vários locais do concelho. Entre elas, histórias sobre o Conde de S. Bento ou sobre as marcas das invasões francesas no Município.

Para além das oficinas, a edição do Programa Mimar Páscoa 2016, a decorrer desde 21 de março e até dia 1 de abril, conta ainda com outras novidades. Entre elas, peças de teatro, karaoke, jogos de caça ao tesouro, cinema, kung-fu, experiências científicas, yoga e até uma festa de encerramento.

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, o Programa Mimar destina- se à ocupação dos alunos do 1º ciclo de Ensino Básico, de forma gratuita, durante as interrupções letivas, indo de encontro às necessidades dos pais e encarregados de educação no acompanhamento e formação dos seus educandos.