'Município de Santo Tirso exportou 540 milhões de euros só em 2014'

15 Março 2016
PRESIDENTE DA CÂMARA, JOAQUIM COUTO, ELOGIA EMPRESAS DO CONCELHO

“MUNICÍPIO DE SANTO TIRSO EXPORTOU
540 MILHÕES DE EUROS SÓ EM 2014”

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, visitou no passado dia 8 de março a empresa de calçado “Macosmi”. Situada na freguesia de São Martinho do Campo, a empresa exporta 94 por cento da sua produção e está em fase de crescimento, tendo prevista a criação de mais 20 postos de trabalho. “Esta é mais uma visita ao terreno que pretende, essencialmente, potenciar e mostrar que a Câmara está empenhada em apoiar as empresas do Município”, sublinhou Joaquim Couto.

Durante a visita à “Macosmi”, o autarca de Santo Tirso realçou que pretende estar próximo dos empresários do concelho, e dar resposta aos anseios dos mesmos. “Do contacto que tenho tido no terreno, posso concluir que temos empresários no concelho com capacidade e energia para inovar e exportar. Só em 2014, o Município de Santo Tirso exportou 540 milhões de euros, graças à capacidade das nossas empresas”, elogiou.

Com quase duas décadas de existência e cerca de 180 trabalhadores, a “Macosmi” tem dado cartas fora do país, tendo já arrecadado alguns prémios internacionais. Nos últimos seis anos, a empresa conseguiu dobrar a produção, exportando atualmente 94 por cento daquilo que produz para países de toda a Europa, Estados Unidos e América do Sul.

Devido ao seu crescimento e inovação, a gerência pretende criar brevemente mais 20 postos de trabalho, atingindo assim uma equipa de 200 trabalhadores. “Atualmente, temos uma capacidade instalada para dois mil pares por dia, algo que não fazíamos há seis ou sete anos. Abrimos as portas a clientes como a Tommy Hilfiger, que viu na nossa empresa potencialidade e capacidade produtiva. Estamos a crescer, por isso o nosso investimento vai no sentido de evoluirmos”, explicou aos jornalistas José Machado, sócio-gerente da empresa.

Para além de produzir calçado de gama média-alta para marcas internacionais, a “Macosmi” é ainda detentora da sua própria marca de calçado nacional, a “Coqueterra”, criada em 1999.

Visita Macosmi