'Para onde vai Portugal?', de Raquel Varela, apresentado na Biblioteca Municipal

29 Fevereiro 2016
AUTORA CONVIDOU OS PRESENTES A REFLETIREM SOBRE O RUMO DO PAÍS

Raquel Varela apresentou em Santo Tirso, no último sábado, 27 de fevereiro, o seu mais recente livro “Para onde vai Portugal?”. A sessão decorreu na Biblioteca Municipal, e contou com a presença do presidente da Câmara, Joaquim Couto, e de Rita Sousa, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público – Direção Distrital do Porto.

“Para onde vai Portugal?” título do seu mais recente livro, foi a reflexão que Raquel Varela trouxe a Santo Tirso no passado sábado. Na sessão, que contou com a presença de Rita Sousa, presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público- Direção Distrital do Porto, a autora lançou o debate sobre as prováveis saídas de desenvolvimento ou regressão social que se colocam atualmente ao país.

Da sobrevivência do regime democrático-parlamentar às mudanças sociais, o rumo de Portugal nos próximos anos e a vida dos portugueses foram alguns dos tópicos que estiveram em cima da mesa. Durante a sessão, Raquel Varela convidou a plateia a questionar-se sobre o que é possível fazer para melhorar o futuro do país, e abordou algumas das propostas económicas e sociais inéditas presentes no seu mais recente ensaio.

Raquel Varela é historiadora e investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Internacional de História Social, em Amesterdão. Assume ainda os cargos de presidente da International Association Strikes and Social Conflicts, e de vice coordenadora da Rede de Estudos do Trabalho, do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal. É autora, entre mais de quinze livros, de “Quem paga o Estado Social em Portugal?” e a “História do Povo na Revolução Portuguesa 1974-75”.