Semana da Leitura em Santo Tirso dirigida ao público de todas as idades

12 Fevereiro 2016
VEREADOR DA CULTURA, TIAGO ARAÚJO, ASSINALA ARRANQUE NA SEGUNDA-FEIRA, PELAS 10H00, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

Promovida pela Câmara de Santo Tirso, em parceria com a Rede de Bibliotecas do Município, decorre entre 15 e 19 de fevereiro a “Semana da Leitura 2016”. Subordinada ao tema “Elos de Leitura” e dirigida a um público de várias idades, a edição deste ano conta com minutos de leitura, ateliês de expressão plástica, cinema e hora do conto. O vereador da Cultura, Tiago Araújo, irá assinalar o arranque da iniciativa na próxima segunda-feira, pelas 10h00, na Biblioteca Municipal.

Com o objectivo de valorizar a leitura e desafiar a imaginação, não só junto das crianças e jovens, mas também da população sénior, as atividades de leitura dividem-se entre a Biblioteca Municipal de Santo Tirso e os Lares/Centros de Dia aderentes ao projeto.
Durante todo o mês, os Lares e Centros de Dia/Convívio recebem “O Baú das Letras”. “Os Dez Anõezinhos da Tia Verde – Água”, uma adaptação de José Viale Moutinho, será o conto apresentado.

Já na Biblioteca Municipal, a partir de dia 16 de fevereiro e durante toda a semana, os leitores têm encontro marcado no átrio, para a partilha de alguns textos. Entre as 11h00 e as 11h15, os minutos de leitura fazem-se sob o mote de leituras partilhadas.

Ainda no dia 16, às 10h00, tem lugar a Oficina “Mãos à obra… Arte com Papel”. Destinada a crianças a partir dos 4 anos de idade, todos poderão descobrir o que é possível criar com uma simples folha de papel. De inscrição gratuita, mas sujeita a marcação prévia, a oficina tem a duração de 60 minutos.

“Pentear as Ideias” é o objectivo do workshop do dia 17 que se realiza pelas 10h00. Com conceção e dinamização de Catarina Gomes, este workshop de desenho criativo prevê atividades do livro “Ideias Despenteadas”, da própria dinamizadora. Destina-se a crianças a partir dos 5 anos e a entrada é limitada a 20 inscrições.

Durante a tarde de dia 17, pelas 14h00, o filme “A jangada de pedra” estará em destaque. Na sequência de um abalo de terra que nenhum sismógrafo registou, uma fenda enorme aparece na crosta terrestre ao longo da fronteira entre Espanha e França. Aos poucos, a Península Ibérica parte à deriva, como uma Jangada de Pedra… Baseado no livro de José Saramago, com realização de George Sluizer e participação de Diogo Infante e Ana Padrão.

“O que é o amor?” é a questão colocada ao público infantil e escolar no dia 18 de fevereiro. A história, de Davide Cali, é apresentada na Sala do Conto, pelas 10h00.

Todas as atividades são gratuitas, com lotação limitada.