10ª Edição da Palheta Bendita com Oficinas nas Escolas

08 Fevereiro 2016
INICIATIVA DECORRE DE 11 A 14 DE FEVEREIRO, COM CONCERTOS E MOSTRA DE INSTRUMENTOS NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

A Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com os Gaiteiros da Ponte Velha organiza, de 11 e 14 de fevereiro, a 10ª edição da Palheta Bendita. Para além dos concertos e mostra de instrumentos na Fábrica de Santo Thyrso, a iniciativa promove ainda oficinas musicais nas escolas do concelho.

Através de um encontro onde a música, a dança e a boa disposição se reunem, a Palheta Bendita propõe-se a reinventar a tradição musical, com vista a promover, principalmente a música tradicional portuguesa, mas também sonoridades de outros cantos do mundo.

A 10ª edição arranca nos dias 11 e 12 de fevereiro com oficinas de instrumentos musicais nos estabelecimentos escolares do concelho pelo músico, construtor e inventor de instrumentos Inocêncio Casquinha. Ainda na sexta-feira, 12 de fevereiro, será inaugurada, pelas 21h00, a exposição «Os Zés Pereiras do Entre Douro e Minho», seguida de um concerto de música medieval com a Jogralesca.

No sábado, das 9h00 às 17h30, na Fábrica de Santo Thyrso, destaque para o vasto leque de oficinas: danças medievais, gaita-de-fole, viola braguesa e cavaquinho, concertina e construção de instrumentos. Haverá ainda lugar às 21h15, para a apresentação do livro “A Alma da Gaita de Foles Mirandesa – Palhetas e Palhões”, e às 22h30 para um concerto dos Gaiteiros da Ponte Velha.

Durante o fim de semana, sábado das 11h00 às 23h30, e no domingo das 14h30 às 18h00, tem lugar a feira de construtores de instrumentos musicais tradicionais. A tarde de domingo será dedicada às atuações musicais, com o concerto do Grupo Folclórico de S. Martinho do Campo e do Rancho Etnográfico de Santa Maria de Negrelos, às 15h30 . O encerramento será feito com um baile conjunto com a Associação Coreto.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas através do e-mail: gaiteirosdapontevelha@hotmail.com .

A entrada é gratuita.