Santo Tirso na rota dos empresários

25 Janeiro 2016

PRESIDENTE DA CÂMARA INAUGUROU NOVAS INSTALAÇÕES DA TÊXTEIS RARIAL EM BURGÃES

O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, inaugurou as novas instalações da “Têxtil Rarial”. A empresa, sediada em Santo Tirso, exporta para países de todo o mundo e está em fase de expansão.

Com 35 anos de existência e de origem familiar, a “Têxtil Rarial” inaugurou na passada sexta-feira, dia 22, o seu novo espaço. Depois de transferir a sua sede, em Moreira de Cónegos, para Santo Tirso, a empresa está agora sediada na Avenida da Ramada, em Burgães.

Durante a inauguração das novas instalações, Joaquim Couto, presidente da Câmara de Santo Tirso, enumerou as vantagens da localização do Município para os negócios que se instalam no concelho: “Temos grandes vantagens em termos de marketing territorial e municipal, como a localização do aeroporto e a situação estratégica a 15 minutos de Braga, Guimarães e Porto. Para além disso, contamos com uma massa qualificada de recursos humanos, quer em Santo Tirso, quer nos municípios vizinhos”.

Sendo o emprego um dos eixos prioritários das políticas da Câmara Municipal no atual mandato, a autarquia tem implementado várias medidas de apoio ao investimento no concelho, como o Investe Santo Tirso – Gabinete de Apoio ao Investidor, ou a redução de taxas e impostos municipais. “Somos uma Câmara amiga das empresas e das famílias, o que conta muito para um ambiente amigável, de cordialidade e sensibilidade entre a autarquia e o mundo empresarial”, destacou Joaquim Couto.

Com uma marca de fabrico próprio, a “Dona Erago”, a empresa tem vindo a crescer e a internacionalizar-se. A rede de 10 lojas espalhadas por todo o país, emprega 90 trabalhadores no seu conjunto, 16 deles em Santo Tirso. Com uma filial em Moçambique, a exportação representa 30 por cento do volume de faturação total da empresa. Espanha, França, Angola e África são os principais destinos de exportação.

Raul Palavras, fundador da “Têxtil Rarial”, está otimista com a fase de internacionalização: “Felizmente, estamos agora na fase de internacionalização, e julgo que mesmo lá fora já estamos a conseguir implementar a nossa marca. A Dona Erago já se encontra em 80 por cento dos nossos produtos”, refere.

O objetivo é tornar a marca uma referência nacional: “Queremos fazer desta casa uma referência, não só para o concelho de Santo Tirso, mas também para a região norte, porque temos muitos clientes nesta zona do país”, refere Raul Palavras.

A empresa, que produz e comercializa ao público, mas também a retalhistas e a armazéns, conta com uma vasta gama de produtos e artigos de têxteis-lar, bem como alguns apontamentos de imobiliário.